Morre Cabo da PM baleado por bandidos em Sobral


 Foi confirmada a morte do cabo da Polícia Militar, Weslen Batista Monção, que estava na UTI do Hospital Santa Casa, após ser baleado durante a manhã desta quarta-feira (24), no Centro de Sobral.

O PM foi socorrido às pressas para a unidade com um tiro no olho, efetuado por uma dupla de assaltantes na rua Barão do Rio Branco, próximo ao Cemitério São José.José.

Um dos bandidos morreu durante uma troca de tiros com a polícia horas depois do crime quando os policiais localizaram a motocicleta utilizada na ação. Dentro da casa outro homem foi preso. Ele também reagiu e foi socorrido para a Santa Casa com um ferimento no rosto.

Diretor do moto clube abutres é filmado torturando membro


A Polícia Civil informou na tarde desta sexta-feira (19) que vai indiciar integrantes de um motoclube de São José dos Campos (SP) por tortura, associação criminosa e cárcere privado. Eles filmaram uma sessão de espancamento feita por um membro a outro com uma barra de ferro e postaram em redes sociais e aplicativos de mensagens. As agressões teriam acontecido por uma suposta traição.


Segundo a polícia, o caso foi registrado no plantão policial do 3º DP na madrugada de terça-feira (16), quando um grupo de motociclista do mesmo motoclube, mas da cidade de São Paulo, procurou os policiais para denunciar a tortura de um de seus companheiros por parte de membros do motoclube de São José.


A vítima estava acompanhada deles e, de acordo com o boletim de ocorrência, apresentava fortes dores no corpo e na cabeça, causadas por inúmeros golpes com barra de ferro. Ela foi encaminhada ao Pronto Socorro do Parque Industrial, onde recebeu atendimento médico.


Após dois dias de investigação, a polícia identificou que a ação foi gravada pelos agressores e divulgadas nas redes sociais e aplicativos de mensagens.





Em um dos registros é possível ver um homem com a barra de ferro em mãos, desferindo golpes contra a vítima. Um deles diz que a vítima traiu o grupo ao revelar informações de uma das reuniões do motoclube. Depois, ele pede que o torturado retire a camisa e os óculos, passando a desferir golpes com a barra de ferro por todo o seu corpo.


"Traidor paga assim, ó. Paga assim!", dizia o criminoso enquanto batia na vítima com uma barra de ferro.


Em outro vídeo, a vitima aparece tremendo e sem camisa, sendo obrigada a pedir desculpas aos torturadores, que gravavam a cena. Nele, também é possível escutar o criminoso dizendo que o "pegaria novamente na rua". O agressor afirma que a vítima traiu os diretores regionais contando detalhes de uma reunião interna para a direção nacional do motoclube.


Por meio das imagens, os policiais conseguiram identificar o torturador, como sendo um homem de 47 anos identificado como Chileno, morador de São José dos Campos que atuava como diretor da associação de motociclistas na cidade.


O agressor foi expulso do motoclube, mas divulgou um vídeo no qual diz que este tipo de punição a integrantes é comum e está prevista no estatuto dos Abutres. Além disso, a polícia também está tentando identificar outras quatro pessoas que também aparecem nas cenas.


Em comunicado oficial, divulgado em um vídeo na internet, os grupo de motociclismo Abutres repudiou as agressões e afirmou que este tipo de atitude não condiz com as diretrizes da diretoria.


Em nota, a Secretaria de Segurança Pública (SSP) informou que o caso é investigado pela Divisão Especializada de Investigações Criminais (Deic) de São José dos Campos. As imagens são analisadas e a equipe faz diligências para identificar outros envolvidos.


 


 






Desembargador condenado por venda de habeas corpus é preso em Fortaleza


A Polícia Federal (PF) prendeu, na manhã desta sexta-feira (19), um ex-desembargador do Tribunal de Justiça do Estado do Ceará (TJCE), de 71 anos, condenado em definitivo pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ). A prisão de Carlos Rodrigues Feitosa aconteceu na residência do condenado, no bairro Cocó, na capital cearense.

O G1 tentou contato com a defesa de Carlos Rodrigues Feitosa, mas não teve resposta.

De acordo com a PF, o ex-desembargador foi condenado a pena privativa de liberdade de três anos, dez meses e 20 dias de reclusão pelo STJ, que emitiu o Mandado de Prisão cumprido por policiais federais no Ceará.

Feitosa foi investigado na operação Expresso 150, deflagrada no ano de 2015; e foi aposentado compulsoriamente em decorrência dos fatos investigados.

A prisão ocorreu em definitivo como resposta estatal por parte dos fatos apurados pela Polícia Federal no Ceará. O trabalho policial investigativo, com deflagração de fases da Operação Expresso 150 e análises diversas do material apreendido culminou nessa condenação pelo Poder Judiciário.

O ex-desembargador está na sede da Polícia Federal à disposição da Justiça e vai ser encaminhado ao sistema prisional cearense.

Fonte: G1 CEARÁ



 

Mulher executa outra a bala em Tianguá Ceará







Vítima

Uma mulher foi executada a tiros na tarde desta quinta-feira dia 18 de fevereiro 2021, no bairro Dom Timóteo em Tianguá-CE. O crime ocorreu no interior de uma boate conhecida como “Night Show Drink's”.

A polícia informou que a vítima foi identificada como Djaiane Batista Barros, 26 anos. Ela estava no estabelecimento quando foi atingida com pelo menos quatro disparos e morreu no local.

A autora do crime seria uma mulher que chegou no estabelecimento, realizou os disparos e depois fugiu.

Equipes do Policiamento Ostensivo Geral (POG), Força Tática e policiais do Raio estão realizando um cerco na região em busca de capturar os envolvidos no crime.

Bandidos faccionados executam três pessoas na zona oeste de Fortaleza





 Três pessoas mortas, duas feridas e uma desaparecida. Este foi o resultado da  ação de bandidos ocorrido na madrugada desta terça-feira (16), na zona Oeste de Fortaleza. Elementos de facções rivais entraram em conflito na Avenida José Roberto Sales, a Vila do Mar, entre as comunidades da Colônia e Goiabeiras, na Barra do Ceará. Dois suspeitos foram presos.

A comunidade Vila do Mar tem se destacado pelo alto índice de violência.


Idosa recebe dose de ar ao invés de vacina em Petropólis RJ

 Uma idosa de 94 anos recebeu uma dose de ar ao invés da vacina de covid-19 em Petrópolis, no Rio de Janeiro. Vídeo feito por familiares, e exibido no "RJTV 2", mostra a seringa vazia no momento da aplicação. A prefeitura confirmou o caso, que aconteceu na última sexta-feira (12), em posto montado em uma universidade da cidade.

A técnica de enfermagem responsável pela aplicação foi afastada e será ouvida amanhã. Segundo a prefeitura, a profissional é contratada. A idosa voltou ao posto ontem (13) e foi devidamente vacinada.

Com informações do site UOL



Ceará segue como estado mais violento do Pais


 CEARÁ BATE NOVO RECORDE EM ASSASSINATOS E SEGUE COMO O ESTADO MAIS VIOLENTO DO PAÍS


NÚMERO DE HOMICÍDIOS NO ESTADO EM 2020 FOI 4.039, COM AUMENTO DE 81% COMPARADO A 2019


Os assassinatos diários desafiam autoridades da Segurança Pública

Com mais de 4 mil mortos em 2020, o Ceará foi o estado brasileiro que apresentou a maior taxa de aumento de homicídios no país no ano passado.* A alta chegou a 81 por cento, colocando o estado novamente no topo do ranking dos mais violentos do País. A informação foi divulgada nesta sexta-feira (12) pelo Monitor da Violência.  

Em 2020, o Brasil apresentou um aumento da ordem de 5 por cento nos crimes de assassinatos, saltando de 41.730 casos em 2019 para 43.892 no ano passado. Foram 2.162 casos a mais. Porém, no Ceará, esse aumento foi de quase 100 vezes. A “explosão” de crimes de morte no estado coloca novamente em xeque a eficácia a política de Segurança Pública implantada pelo atual governo. O fracasso retumbante nas estatísticas mostra que o Ceará está dominado pelo crime e pela violência.

Excluindo as mortes por intervenção policial e os assassinatos ocorridos em unidades do Sistema Penitenciário, o Ceará registrou no ano passado, nada menos, que 4.039 Crimes Violentos, Letais e Intencionais (CVLIs), enquanto em 2019 esse número foi de 2.235, representando um aumento da ordem de 81 por cento,

De acordo com o Monitor da Violência elaborados  pelo site G1, o isolamento social estimulado pelas autoridades por conta da pandemia da Covid-19 não impediu o aumento das mortes (assassinatos) em nenhum dos 12 meses de 2020.  Mesmo com as ruas vazias, a bandidagem não freou seu ímpeto de matar. A “guerra” declarada entre facções criminosas desafiou as autoridades, o governo e as instituições, deixando a população no meio do fogo cruzado e refém do medo.

Conforme ainda o Monitor da Violência, um dos fatores para o aumento ou “explosão” dos números de assassinatos no Ceará no ano passado foi a greve dos policiais militares ocorrida em fevereiro de 2020, quando os PMs se rebelaram contra o governo e exigiram melhores salários. Diante do motim, o Ceará bateu recorde no número de homicídios.

Matança

No intervalo de apenas 13 dias, período que durou a greve, o Ceará registrou, nada menos, que 312 assassinatos, saltando de uma média diária de oito crimes para 26/dia. Contudo, autoridades ouvidas disseram que, mesmo assim, isto não foi o suficiente para explicar  tamanho aumento dos índices de mortes violentas no estado.

Fevereiro e abril foram os meses mais violentos de 2020 no Ceará, quando o estado registrou o recorde de assassinatos.

FONTE: CN7

Corpo do sexo feminino é encontrado esquartejado em Fortaleza





 Corpo de uma mulher é encontrado esquartejado e queimado em Fortaleza


Os moradores da região teriam ouvido gritos de socorro durante a madrug

Moradores do bairro Canindezinho, em Fortaleza, acordaram neste domingo (14) com uma cena assustadora. Um corpo de uma mulher jovem com a cabeça decapitada e o corpo esquartejado e queimado foi encontrado nas margens do Rio Maranguapinho.


Em nota, a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) informou que a equipe do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) foi acionada ao local e investiga o caso. A jovem ainda não foi identificada.


Segundo relatos, os moradores da região ouviram gritos de socorro, aparentemente de uma mulher, durante a noite do sábado (13) e a madrugada do domingo. Suspeita-se que a vítima era membro de algum grupo criminoso da área.


Denúnicas

Em nota, a SSPDS afirma que a população pode colaborar com as investigações repassando informações aos policiais. As denúncias podem ser feitas através do Disque-Denúncia da Secretaria, ligando 181. 


Ano de 2020 termina com aumento de 78% dos homicídios no Ceará

 Após 21 dias do fim de dezembro de 2020, a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) divulgou o número de homicídios no Estado no último mês. Com isso, o Ceará terminou o ano passado com 4.039 Crimes Violentos Letais Indtencionais (CVLIs), o que representa um aumento de 78,9% no índice, no comparativo com 2019, que teve 2.257 ocorrências.


Bandido morre em confronto com PMs em Fortaleza







Troca de tiros com a PM termina com um elemento morto no Bairro Passaré, em Fortaleza


O caso ocorreu por volta das 19h de ontem (08), na Rua Amélia Alves Bezerra, bairro Passaré. Policiais receberam a denuncia de que dois indivíduos estavam armados numa motocicleta e saíram em diligências; ao tentaram realizar a abordagem, os mesmos não obedeceram a ordem de parada e saíram em fuga, vindo a cair da moto alguns quarteirões depois.


Um dos ocupantes, identificado como Michael Lima Da Silva, de 31 anos, começou a atirar contra os policiais, que revidaram a altura e o atingiram na altura do pescoço; ele ainda chegou a ser socorrido a UPA do José Walter, mas acabou indo a óbito. O segundo ocupante, um menor de 17 anos, de iniciais J.V.L.A, se rendeu e foi conduzido a DCA.


Foi apreendido um revolver cal. 38 e 6 munições, sendo duas deflagradas e uma moto honda cg 125, vermelha, de placa NVB-5342.




Sub Tenente Pacheco PMCE se aposenta e é homenageado por colegas de farda





 Hoje foi um dia histórico na vida do Sub Tenente Pacheco da Polícia Militar do Ceará pois é o último dia de serviço na gloriosa instituição tendo em vista que passará para a inatividade ( reserva remunerada). Referido foi bastante felicitado pelos colegas de trabalho contando ainda com a participação do Deputado Estadual Soldado Noelio representante dos profissionais de segurança pública no Ceará. Sub Ten Pacheco será promovido ao posto de segundo Tenenente encerrando assim honrosamente suas atividades que tão bem foram exercidas

MPCE denuncia 27 integrantes de facção cearense, incluindo chefes

 O Ministério Público Estadual (MPCE) denunciou à Justiça 27 pessoas que seriam integrantes da facção criminosa Guardiões do Estado (GDE). Entre eles, estão velhos conhecidos da Polícia cearense, como homens que teriam fundado a organização e teriam papel de chefia e mandantes da Chacina do Forró do Gago. A denúncia foi ofertada nesta terça-feira, 2, e aguarda recebimento pela Justiça.


A peça tem como base investigação da Delegacia de Combate às Ações Criminosas Organizadas (Draco). Os polícia civis apontaram, entre outros, haver indícios de que os denunciados chegaram a movimentar em contas bancárias mais de R$ 2 milhões com o tráfico de drogas em um único mês. Os titulares das contas são, sobretudo, da Região Norte do País.


A investigação teve início após a prisão, em 2018, de Yago Steferson Alves dos Santos, o Yago Gordão, apontado como um dos fundadores da GDE. Na ocasião, o celular dele foi apreendido e submetido a extração de mensagens. “No referido relatório (de extração das mensagens) foi demonstrada extensa e complexa teia criminosa voltada para a prática de diversos crimes, como homicídios, tráfico de drogas, integrar e financiar organização criminosa, dentre outros", apontam na denúncia os promotores do Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco).


Quero conteúdo exclusivo!

Assine OP+, nossa plataforma de multistreaming, e tenha acesso aos nossos colunistas, grandes reportagens, podcasts, séries e muito mais.



 By Clever Advertising

+ De onde surgiu e como funciona a primeira facção criminosa cearense


Os diálogos criminosos datam entre os meses de novembro e dezembro de 2018. Em um dos negócios flagrados nas mensagens, Yago e um homem identificado como Paulo Victor Lopes Monteiro conversam sobre uma venda de drogas que resultou em R$ 190 mil. Já em outra conversa, Yago e outra forte liderança da facção, Edgly Dutra Barbosa, afirmam comprar drogas de um mesmo fornecedor na Bolívia. Os entorpecentes viriam com um golfinho em alto relevo, o que seria a marca registrada do Cartel de Cali, na Colômbia.


Também há menções a lavagem de dinheiro. Em uma mensagem, o denunciado Jonnatas Ribeiro aparece contando que abriu uma empresa no nome de um familiar para o transporte de mercadorias. O objetivo, conforme o MPCE, seria branquear dinheiro do tráfico. Também há conversas em que os acusados fazem menção a fuzis que a facção teria.


Também constam entre os denunciados companheiras e parentes de chefes da GDE. Elas, conforme a investigação, passaram a tratar dos negócios criminosos dos homens após as prisões deles. É o caso, por exemplo, de Clédina Celia Paula de Sousa, irmã de Noé e Misael de Paula Moreira, e Andressa Duarte de Paula, companheira de Misael.


+ A facção GDE descrita pelo comando


Cledina aparece no relatório mandando mensagem a Yago pedindo ajuda para cuidar do "setor" de Misael no bairro Siqueira, após a ida dele para presídio federal. Ela também pede ajuda para que Andressa possa cuidar da “área” de Misael. Os dois irmãos são entre os apontados como mandantes do assassinato de 14 pessoas no Forró do Gago, em 2018.


Dezoito dos denunciados já estão presos. A Polícia Civil não conseguiu localizar oito dos alvos, que são procurados. Ao todo, a Draco havia indiciado 31 pessoas, mas o Gaeco apontou que quatro deles já respondiam por integrar organização criminosa e as mensagens não tinham indícios de que envolvimento deles no tráfico de drogas.


Foram denunciados pelo MPCE:


— Jonnatas Ribeiro, o Branquinho ou Urso (atualmente preso);


— Francisco Tiago Alves do Nascimento, o Tiago Magão (atualmente preso);


— Edgly Dutra Barbosa, o Padeiro ou Dudeca (atualmente preso);


— Felipe dos Santos, o Gato (atualmente pres


o);


— Deijair de Souza Silva, o De Deus ou Mestre (atualmente preso);  


— Paulo Victor Lopes Monteiro, o Reidall (atualmente preso);


— Francisco Rodrigues dos Santos, o Bodim ou Bode Branco (atualmente preso);


— Reginaldo Alves dos Santos, o Irmão Play (com mandado de prisão em aberto);


— Irad Ronier Gomes da Silva, o Bebi Água (atualmente preso);


— Yago Stefferson Alves dos Santos, o Yago Gordão (atualmente preso);


— Esdras Gomes dos Santos, o Pica-pau ou Wesley (atualmente preso);


— Zaqueu Oliveira da Silva, o H2O (atualmente preso);


— Jose Eder Oliveira Esteves, o Amiguim (atualmente preso);


— Josete Batista Fontes, o Pulga (atualmente preso);


— Antônio Márcio Freire Simão, o Bidu ou Negão (atualmente preso);


— Antônio Iago da Silva, o Astro (atualmente preso);


— Marcos Fernando Monteiro Marques, Chicó (atualmente preso);


— Jamilson Oliveira da Silva, o Capitão (com mandado de prisão em aberto);


— Ivanildo de Sousa Rego, o Loro Mosca (com mandado de prisão em aberto);


— Daniel Johnatan Gonzaga da Silva, o Dani Boy (com mandado de prisão em aberto);


— Jessica Farias de Souza, companheira de Humberto Alvaro de Souza Pereira, o Jacaré, outra liderança da GDE (com mandado de prisão em aberto);


— Maria Daniele da Rocha Alves do Nascimento, esposa de Tiago Magão;


— Emésia de Barros Caldas Moreira (com mandado de prisão em aberto);


— Andressa Duarte de Paula (com mandado de prisão em aberto);


— Clédina Célia Paula de Sousa (atualmente presa);


— Maria Leodona Ferreira da Silva, companheira de Reginaldo Alves dos Santos (com mandado de prisão em aberto);


— Maria Ivonilda da Silva, irmã de Maria Leodona (atualmente presa).


FONTE: O POVO

 


Policiais Militares prendem autor de homicídio em General Sampaio Ce


Autores presos

Segundo informações o motivo seria a disputa pelo tráfico de drogas no município 


A Polícia Militar do Ceará ( PMCE) realizou na tarde de ontem, (30) a prisão de João Batista Pedreiro da Silva Neto, (24), suspeito de ser um dos envolvidos em um  homicídio e uma tentativa de homicídio ocorrido em General Sampaio por volta de 04h30 do mesmo dia no Bairro São José, onde os suspeitos invadiram a residência das vítimas e efetuaram os disparos de arma de fogo vindo a deixar uma vítima em óbito e outra foi socorrida ao hospital local.

Após o ocorrido policiais militares da 2ª Cia/11º BPM e da Força Tática da 1ª Cia/11º BPM, iniciaram buscas incessantes e por volta de 13h30, foram informados que durante a ação criminosa, a vítima sobrevivente reconheceu a voz da namorada do suspeito. Diante da informação conseguiram localizar e prender João Batista em sua residência.

Após a prisão, o suspeito foi conduzido á Delegacia Regional de Itapipoca onde foi autuado por homicídio e Tentativa de Homicídio.