Após ser presa por querer amamentar, policial cogita sair da PM

A policial Tatiane Alves cogita sair da Polícia Militar depois que denunciou uma irregularidade na corporação. Ela foi presa porque não quis extrapolar o horário de trabalho, pois precisava amamentar o filho de 2 anos. Em entrevista ao portal UOL, ela disse que está pensando em pedir exoneração.

A confusão com Tatiane aconteceu na semana passada, quando um comandante ordenou que ela ficasse no trabalho fora do horário da escala. Ela não tem obrigação de fazer isso e disse que ia voltar pra casa, pois precisava amamentar o filho.

O comandante não entendeu isso e deu voz de prisão para Tatiane por desobediência. Ela ficou 24 horas em um alojamento para policiais. Só saiu depois que a defesa dela conseguiu um alvará.

Tatiane estuda Direito, pretende se formar e pode seguir nessa área, mas sem desistir da segurança pública. Inclusive o TCC (Trabalho de Conclusão de Curso) deve ser sobre benefícios da desmilitarização da polícia.


FONTE: REVISTA ISTO É




 

Criança é baleada quando descia de transporte escolar em Sobral


Uma criança de seis anos foi baleada no momento em que descia de um ônibus escolar no residencial Nova Caiçara, em Sobral-CE, na tarde dessa segunda-feira dia 20 de setembro 2021. Um homem de 20 anos também chegou a ser atingido.


A Polícia Militar informou que dois suspeitos armados chegaram ao conjunto habitacional em uma motocicleta, pediram uma informação e em seguida, atiraram.


Conforme a PM, a criança do sexo masculino foi alvejada nas costas e o tiro saiu no estômago. A vítima passou por cirurgia no Hospital Regional Norte, e continua internada.


Já o homem de 20 anos levou um tiro no ombro sendo encaminhado à Santa Casa de Sobral. Não há informações sobre o quadro clínico dele.


A dupla fugiu em direção ao bairro Terrenos Novos, vizinho ao residencial, mas um deles foi alcançado pela PM.


João Marcos Melo Rodrigues, de 25 anos, estava escalando o teto de imóveis da região quando foi preso. O comparsa dele segue foragido.


 

Chacina deixa quatro mortos em Chorozinho Ceará




Uma chacina vitimou quatro homens, na madrugada deste sábado (18), na zona rural de Chorozinho, a cerca de 70 quilômetros de Fortaleza. Moradores das proximidades escutaram disparos na madrugada, e os corpos foram encontrados durante a manhã.

Informações preliminares indicam que as vítimas seriam adolescentes, mas elas foram encontradas sem identificação. De acordo com relatos de moradores ouvidos pelo Diário do Nordeste, que esteve no lugar do crime, os homens não moravam na região. 

 

Policial feminina é presa após recusar extrapolar horário por precisar amamentar


A soldada da Polícia Militar do Maranhão Tatiane Alves fez uma denúncia nas redes sociais após ser presa, pelo próprio comandante, por se recusar a trabalhar fora do horário de escala. Ela trabalharia até as 20h, mas perto de largar, foi ordenada a exceder o tempo de plantão. Apesar de alegar não poder ficar e estar perto do horário em que amamentaria o filho, ela acabou detida por desobediência.

Na PM, não há obrigação de um membro trabalhar após seu horário de expediente. No próprio vídeo postado por Tatiane é possível ouvir um tenente afirmando que é feito um acordo para que, se possível, a pessoa se mantenha no posto e folgue em um outro dia. Se não se chegar em um acordo, o militar não é obrigado a trabalhar além do seu horário. No caso de Tatiane, havia a necessidade de amamentar o filho.

caso ocorreu no dia 5 de setembro, quando a policial estava na equipe de patrulhamento do Batalhão de Turismo, durante um evento no Centro Histórico de São Luís. Por volta das 20h, o comandante da equipe, o tenente Mário Oliveira, exigiu que ela continuasse trabalhando, mesmo após o horário de expediente previsto para aquele dia. O caso foi gravado em vídeo e divulgado por Tatiane.

"Meu filho tem 2 anos e seis meses. Eu trabalharia das 14h às 20h e precisava amamentar. Então ele [Oliveira] disse que iria ligar para o comandante do Batalhão de Turismo e depois me deu voz de prisão em flagrante por desobediência", conta.

Após ser detida, ela foi encaminhada a um alojamento de policiais no Comando Geral da Polícia Militar, em São Luís, onde ficou presa por 24h, até a expedição de um alvará de soltura solicitado por sua defesa. Assim que saiu da prisão, a PM foi comunicada de que teria que ser transferida de posto

Questão de voz

Tatiane já havia denunciado um outro caso, de assédio sexual, que ela afirma ter sofrido na cidade de Imperatriz, e que também resultou em transferência para outro batalhão. Na época, em 2020, ela gravou um vídeo relatando o caso e também compartilhou nas redes sociais.

Em 2021, a policial decidiu criar um perfil no Instagram para divulgar casos de abuso dentro da polícia, o @relatosdeabusomilitar.

"Assédio na Polícia Militar eu sofro desde o curso de formação e muitos policiais sofrem assédio moral, principalmente, e abuso psicológico até o decorrer da profissão. Nenhuma situação é resolvida porque a gente se submete a aceitar para não perder o emprego. E quando fazemos algum tipo de denúncia, quem sofre é a vítima. A denúncia que enviamos é para a Corregedoria, que é formada por oficiais. E, na maioria, as situações de abuso são cometidas por oficiais contra os praças", afirma.

Procuradas pelo UOL para responder à denúncia, a Polícia Militar e a Secretaria de Segurança Pública optaram por adotar resposta única. Em nota, a SSP/MA diz lamentar o ocorrido e que "reforça seu comprometimento em mitigar condutas de membros da corporação, incompatíveis com os princípios profissionais e éticos que orientam as atividades do Sistema de Segurança do Maranhão".

O órgão diz que "as providências cabíveis foram adotadas", bem como que o secretário de Segurança Pública do Maranhão, Jefferson Portela, "tão logo teve conhecimento do caso, convidou a soldada Tatiane Alves no intuito de escutar, acolher e prontamente solucionar o caso. Fato divulgado pela própria em entrevistas".



 

Criança é assassinada dentro de um veiculo em Euzebio Ce, na ocasião ela lanchava

 Uma criança de 7  anos foi assassinada e um casal foi baleado na noite desta quinta-feira (9) Em Eusébio. Os três estavam dentro de um carro quando criminosos chegaram atirando.


Os dois adultos foram atingidos pelos disparos, mas foram socorridos ao Hospital





Instituto Dr. José Frota (IJF) em Fortaleza. Não há detalhes sobre o estado de saúde deles. A menina faleceu no banco traseiro do veículo quando fazia um lanche.


O caso aconteceu no Bairro Novo Portugal 

Segundo a Polícia Civil, durante o percurso, os três foram surpreendidos por, pelo menos, quatro criminosos, que saíram de um matagal próximo à via e efetuaram disparos de arma de fogo contra as vítimas que estavam no Corsa Classic, de cor prata.


Testemunhas informaram que o motorista trabalha informalmente, ou seja, não é taxista ou faz viagens por aplicativo. Moradores relataram que ele foi atingido com um tiro de raspão no ombro.

As Polícias Civil e Militar do Ceará atenderam a ocorrência.

Familia é executada dentro de veículo em Horizonte: criança foi morta quando era amamentada

Três pessoas foram assassinadas dentro de um carro no município de Horizonte, na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), na noite desta terça-feira (7). Segundo a Polícia Militar, as vítimas são um homem, a companheira dele e a filha do casal, de apenas um ano de idade.

De acordo com policiais militares que atendem à ocorrência, a criança foi encontrada morta nos braços da mãe, que a estaria amamentando no momento do crime, que ocorreu numa rua com iluminação precária e cercada por matagais.


Moradores das proximidades do local informaram que foram ouvidos muitos tiros após as 20h. Baleado, o homem teria perdido o controle do veículo e adentrado uma margem da via.