Morre o general Newton Cruz, 97 anos, personagem relevante da ditadura


 Rio de Janeiro – O general Newton Cruz, conhecido por sua atuação durante a ditadura militar instalada em 1964, morreu aos 97 anos, no Rio de Janeiro, na noite dessa sexta-feira (15/4).

Um familiar, que pediu para não ter o nome divulgado, disse ao Metrópoles que o general tinha problemas pulmonares, e ficou internado por 15 dias no Hospital Central do Exército. Cruz era viúvo e deixa quatro filhos e 11 netos.

“Ele era um guerreiro para nós. A família está muito abalada. Só queremos respeito e honra”, salientou o parente.

Newton Cruz foi general do Exército Brasileiro e teve atuação na ditadura militar no Brasil, que durou de 1964 a 1985. Ele foi chefe da Agência Central do Serviço Nacional de Informações (SNI), órgão que monitorava e espionava opositores do regime, munindo os militares de informações confidenciais.

Crus foi acusado pela morte do jornalista Alexandre von Baumgarten. Na época, negou seu envolvimento, disse que recebeu informações sobre a identidade do responsável pelo assassinato, mas se negou a revelar.

Leia na íntegra no site Metrópoles News


A cada 11 dias um PM comete suicídio em São Paulo


 Suicídios de PMs crescem em SP e colocam Comando em alerta para saúde mental


O grande número de policiais militares que tiraram a própria vida nos últimos anos ligou o sinal de alerta da cúpula da Polícia Militar de São Paulo. A corporação lançou um manual de prevenção às manifestações suicidas para os seus agentes. Só em 2021, foram 34 suicídios no estado, o que dá uma média de um caso a cada 11 dias.


Entre 2015 e 2020, 137 policiais militares que estavam na ativa cometeram suicídio, de acordo com o Comando da corporação, o que gera média de 22,8 ocorrências por ano. Outros 4.729 foram afastados por causa de problemas psicológicos no mesmo período. Hoje a Polícia Militar tem 176 PMs afastados pela psiquiatria.


No Brasil como um todo, são mais de 11 mil casos de suicídio por ano, segundo dados do Ministério da Saúde. A taxa nacional em 2018 foi de 6,3 por 100 mil habitantes. De acordo com relatório da Ouvidoria da Polícia do Estado de São Paulo, na PM, no biênio 2017/2018 a média foi de 21,7 por ano, entre 83 mil policiais. Com os ajustes necessários para fazer a comparação, a taxa de suicídios entre PMs se mostra mais de 4 vezes maior do que a nacional.


O aumento dos casos de suicídio entre os agentes contrasta com a diminuição no número de PMs mortos durante a folga e em serviço no ano passado.


A cartilha conta com 38 páginas. Ela teve a coordenação do major Mario Kitswa, que também é psicólogo e que está há 27 anos na corporação. O lançamento foi em abril de 2021, mas a entrega física será feita neste ano. Há atualização na versão, já que foi instituído um novo Núcleo de Apoio Psicológico nesse período. Na versão deve constar um número de WhatsApp para o contato com a clínica psicológica.


Segundo o major, o suicídio é entendido como um fenômeno complexo, multifatorial, multicausal. Uma série de circunstâncias estão envolvidas nesse fenômeno. A ideia do manual é orientar os policiais sobre como identificar quando um colega precisa de ajuda e como agir ao se deparar com conversas suicidas.


"Esse manual, assim como campanhas que nós fazemos, com palestras, para a introdução desses assuntos no fluxo de informação, tem como condão s

Corpo é abandonado em posição de crucificação na Sexta-feira da Paixão na Grande Fortaleza


Foto meramente ilustrativa


Cadáver foi abandonado com braços abertos, pés cruzados, mãos com ferimentos e com sangue simulando o cabelo de Jesus Cristo. A testa tinha ainda marcas que lembravam uma coroa de espinho.
Um corpo do sexo masculino foi encontrado em Maracanaú, Região Metropolitana de Fortaleza, no bairro de Timbó. O crime aconteceu no conjunto habitacional Dummar 3, na noite dessa sexta-feira, 15, conhecida como Sexta-feira da Paixão pela fé cristã, que é quando se celebra a ressurreição de Jesus Cristo, que foi crucificado.

Um fato que chama a atenção é que o corpo, ainda não identificado, foi encontrado nesta sexta tem características parecidas com as que fizeram com um corpo de Jesus Cristo, segundo a tradição cristã. A começar pela forma como a vítima foi deixada, com os braços abertos e os pés cruzados. As mãos na mesma posição e com diversos ferimentos nas mãos, na testa. 

O homem tinha ferimentos no corpo inteiro e uma das únicas partes do corpo que estava sem sangue era uma tatuagem de Nossa Senhora. A forma como o corpo foi deixado lembrava uma crucificação, forma típica de tortura e execução do Império Romano no período de Cristo. 

O POVO solicitou informações à Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) e aguarda resposta. O POVO recebeu imagens do cadáver, mas opta por não publicá-la para não expôr a vítima e leitores, diante da violência da cena.

Leia mais em: https://www.opovo.com.br/noticias/ceara/maracanau/2022/04/16/corpo-e-abandonado-em-posicao-de-crucificacao-na-sexta-feira-da-paixao-na-grande-fortaleza.html

 

Duas irmãs são assassinadas em Tarrafas Ce



 Duas irmãs foram mortas com vários golpes de faca supostamente na madrugada desta quarta-feira na região do Cariri e os corpos encontrados por vizinhos pela manhã. No imóvel, no Sítio Boa Vista na zona rural de Tarrafas, moravam apenas as duas no caso as agricultoras Adriana Alves Ferreira, de 24, e Maria Marilene Silva Lima, de 17 anos. O corpo de Adriana estava dentro de casa e o da sua irmã na frente do imóvel quando, provavelmente, tentou fugir, sendo alcançada e morta.


Policiais civis e militares estiveram no local fazendo levantamentos e vizinhos disseram a estes que nada ouviram durante a madrugada estando os crimes envoltos em mistério. Desde setembro do ano passado, Adriana responde Inquérito Policial por abandono de incapaz. O procedimento tramita na Comarca de Assaré e apura o fato desta ter saído para uma festa e deixado sozinho o filho, na época com dois anos. Atualmente, a criança vive com uma tia.


Com essas duas, são oito mulheres assassinadas em 2022 no Cariri ou exatamente a metade em relação às 16 que foram mortas no decorrer do ano passado na nossa região. A última pessoa do sexo feminino assassinada em Tarrafas tinha sido Francisca Nilza de Araújo, de 35 anos, no dia 19 de março de 2002 ou a pouco mais de 20 anos. Ela foi morta com dois tiros de revólver pelo seu companheiro Manoel Antonio Dias de Alencar.


Já o último homicídio em Tarrafas tinha ocorrido no dia 28 abril de 2020 quando populares encontraram o corpo de Reinaldo Félix de Oliveira, de 24 anos, que residia na Rua Joana Alcântara no centro da cidade. Estava praticamente nas margens do riacho no Sítio Barra do Urucu e com algumas perfurações. Ele tinha saído de casa há três dias para recolher o dinheiro da primeira parcela do auxilio emergencial do governo federal e não mais retornou. O mesmo tinha passagens pela polícia.

Oficial da PM é baleado na cabeça em Fortaleza


Tenente da PM é baleado na cabeça em Fortaleza

  

Um tenente da Polícia Militar do Ceará, identificado como Leonardo Lírio, foi baleado na cabeça na noite desta quarta-feira, 13, no bairro Padre Andrade, em Fortaleza. 


Criminosos roubaram a motocicleta e a arma do tenente. Os assaltantes usavam uma bolsa de entregador de aplicativo, e um deles permaneceu na moto preta. O outro fugiu no veículo da vítima. 


O militar foi encaminhado ao Frotinha do Antônio Bezerra e seria encaminhado ao Instituto Doutor José Frota (IJF), no Centro de Fortaleza. 


Muitas viaturas da Polícia estavam do lado de fora da unidade hospitalar. Imagens das câmeras de segurança obtidas pelo O POVO flagraram a ação e mostram o autor do roubo com a mochila de entregador


 

Major da PM dá tapa no rosto de tenente dentro de batalhão e pode ser punido

 

Em nota, a Polícia Militar diz que um procedimento disciplinar foi aberto para apurar os fatos


Um flagrante polêmico pode levar um major da Polícia Militar a ser punido pela corporação. Câmeras de segurança do 27º Batalhão da PM, na região do Grajaú, registraram o momento em que Major Rezende dá um tapa no rosto de um tenente. Em nota, a Polícia Militar disse que um procedimento disciplinar foi aberto para apurar os fatos.

Fonte R7