Ao todo, 49 pessoas foram mortas no Ceará no último fim de semana (sexta-feira a sábado), segundo dados divulgados pela Secretaria da Segurança Pública (SSPDS). A média foi de 16,4 assassinatos por dia. Foi o fim de semana com o maior número de mortes do ano. Os dados vão na contramão da política de metas e premiações para agentes da segurança, que tem o objetivo de reduzir a criminalidade.
De 24 a 26 de janeiro, foram 23 pessoas assassinadas no Interior e 26 na Capital e Região Metropolitana. O dia mais violento deste fim de semana foi sábado, com 22 assassinatos, agora chamados pela SSPDS de Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI).
O recorde anterior havia sido contabilizado no fim de semana correspondente a 17, 18 e 19 de janeiro, quando foram notificados 39 homicídios, o que representa média de 13 mortes a cada dia.
A assessoria da SSPDS informou que não havia representante disponível para comentar os números. Por meio de nota, a pasta informou que vem realizando semanalmente reuniões com os responsáveis pelas 18 Áreas Integradas de Segurança (AISs) do Estado. Nessas ocasiões, são analisados os dados estatísticos de CVLI, Crimes Violentos contra o Patrimônio (CVP), apreensão de armas e de entorpecentes e os responsáveis por cada área apresentam ações desenvolvidas.
“Os crimes cometidos estão sendo qualificados pela equipe da SSPDS, com o objetivo de adequar e direcionar as ações e operações desenvolvidas em cada AIS”, diz a nota. Sobre as metas para agentes da segurança, a SSPDS informa que a nova metodologia está em fase de implantação e ajustes.
0 comentários :
Postar um comentário