Ce: Uso excessivo de celulares por PMs durante serviço gera recomendação por parte do comando da PM


RECOMENDAÇÃO EXPEDIDA PELO COMANDO
Para ampliar clique na imagem


                      

Nota do Blog:

Com a distração, o policial deixa de visualizar elementos em atitude suspeita durante o seu turno de serviço, lojas com portas de correr entreabertas durante o expediente, mudança de itinerários de veículos que avistam a viatura policial, pessoas que dispensam objetos nas proximidades, elementos que utilizam roupas quentes durante o verão (casacos, japonas), indivíduos que entram de capacetes em estabelecimentos comerciais, além de uma infinidade de outras ações que passam despercebidas, sendo isto inconcebível para um profissional de segurança pública, bem como para a comunidade que espera um serviço de excelência da Polícia Militar.



DENÚNCIA ORIUNDA DA OUVIDORIA





AL aprova projeto que permite reversão de PMs da reserva remunerada ao serviço ativo



Assembleia Legislativa do Ceará aprovou, nesta quinta-feira (23), projeto do deputado Capitão Wagner (PR) que autoriza a reversão de policiais militares da reserva remunerada ao serviço ativo.
Segundo o documento do parlamentar, “o governador do Estado fica autorizado a reverter ao serviço ativo da Polícia Militar do Ceará, policias militares da reserva remunerada, os quais poderão ficar no serviço ativo até completarem a idade limite para permanência”.
Justificativa de Wagner
A lei nº 12.098, de 05 de maio de 1993, alterada pela Lei nº 12.656 de 26 de dezembro de 1996 autoriza a reversão do militar estadual para exercer funções de natureza burocrática, de segurança escolar, de atividade de ensino ou instrução militar e de segurança patrimonial em prédios do Estado e de entes da Administração Pública Estadual, observados os termos do regulamento próprio.
O artigo 1º do citado diploma legal prevê que o tempo máximo de permanência no Batalhão Patrimonial hoje é fixada em 02 (dois) anos. A presente propositura tem por objetivo garantir a permanência no serviço ativo até completarem a idade limite da compulsória.

Ex-governadores Anthony e Rosinha Garotinho são presos pela PF

Polícia Federal prendeu preventivamente, na manhã desta quarta-feira (22), os ex-governadores do Estado do Rio de Janeiro Anthony e Rosinha Garotinho.

Rosinha Garotinho foi levada para a sede da Polícia Federal em Campos dos Goytacazes, no Norte Fluminense. Anthony Garotinho estava no Rio de Janeiro quando foi detido.

De acordo com a PF, a operação desta quarta-feira cumpre nove mandados de prisão e  dez mandados de busca e Apreensão expedidos pelo Juízo Eleitoral de Campos dos Goytacazes. A ação apura os crimes de corrupção, concussão, participação em organização criminosa e falsidade na prestação das contas eleitorais. Cerca de 50 policiais federais participam da operação nos municípios do Rio de Janeiro, Campos e São Paulo.

De acordo com a PF, durante as investigações, a polícia e o Ministério Público Estadual identificaram elementos que apontam que uma grande empresa do ramo de processamento de carnes firmou contrato fraudulento com uma empresa sediada em Macaé (RJ) para prestação de serviços na área de informática. Suspeita-se que os serviços não eram efetivamente prestados e que o contrato, de aproximadamente R$ 3 milhões, serviria apenas para o repasse irregular de valores para utilização nas campanhas eleitorais.

Ainda segundo a PF, outros empresários também informaram que o ex-governador cobrava propina nas licitações da prefeitura de Campos, exigindo o pagamento para que os contratos fossem honrados pelo poder público daquele município. O ex-secretário municipal Suledil Bernardio também foi preso.


Mulher é decaptada e queimada em Fortaleza.




O corpo de uma mulher foi carbonizado, decapitado e abandonado às margens da Avenida Presidente Castelo Branco, conhecida popularmente como Leste-Oeste, em Fortaleza. Segundo a Polícia Militar, a vítima era uma mulher que estava marcada para morrer.
Horas antes, ela estaria junto com outras três mulheres sequestradas, mantidas em um cativeiro, na comunidade Oitão Preto, mas que conseguiram ser salvas pela polícia.

A motivação para o cárcere e assassinato de uma das mulheres ainda é desconhecida, da mesma forma como os responsáveis pelos crimes.
O fato aconteceu ao lado da conhecida Cracolândia, que fica localizada

Jovem é encontrada morta às margens de Rio em Quixeramobim Ce

Jovem estudante desaparecida na última sexta-feira (17), após sair da academia de musculação na cidade de Quixeramobim, é encontrada por populares enterrada em uma cova rasa as margens do Rio que leva o mesmo nome da cidade.
Maria Eliza Ponciano da Silva, 18 anos, foi encontrada sem vida na tarde deste domingo (19), nesta cidade do Sertão Central. O corpo da jovem foi encontrado por moradores do bairro Jaime Lopes, na periferia da cidade. A presença de urubus, deixou os moradores atentos e foram verificar o que se tratava. Encontraram o cadáver, já em estado de putrefação. Reconhecido por familiares que estavam em busca de encontrarem a jovem.
Em seguida, foram solicitados, e compareceram ao local, o Delegado Luís plantonista da Delegacia Regional de Quixadá, o Perito Araújo da perícia forense e o rabecão, onde realizaram os procedimentos cabíveis, mas a causa da morte não foi identificada em razão do estágio de decomposição. Um laudo da necropsia será possível saber a causa da morte. A equipe da Delegacia Civil de Polícia já iniciou as investigações para identificar a autoria do crime.

Mão humana é encontrada às margens da CE O60 em Maracanaú Ceará


No começo da manhã desta quarta-feira (15), moradores do bairro Mucunã, em Maranguape, foram surpreendidos com uma cena típica de filme de terror. Eles encontraram um mão humana no quilômetro 11 da CE-065. O pedaço do corpo foi deixado às margens da rodovia.
As pessoas que se depararam com a cena macabra acionaram a polícia. Segundo um morador, foram ouvidos tiros durante a madrugada, mas não se sabe se tem relação com o fato. As próximas horas são determinantes para saber quem seria o dono do membro encontrado.



Vereadores de Iracema Ce homenageiam pistoleiro Delano Diógenes

    

A população do Município de Iracema, localizado no Vale do Jaguaribe (a 285Km de Fortaleza), foi surpreendida e tomada de indignação diante de um ato praticado pela Câmara de Vereadores local, que decidiu prestar uma homenagem a um bandido recentemente morto no Rio Grande do Norte e que era temido no Vale jaguaribano.
Tratava-se do pistoleiro, assaltante de bancos e assassino José Delano Diógenes, criminoso foragido de dois estados e apontado como matador de policiais. Ele era foragido do Complexo Penitenciário de Itaitinga, na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), de onde foi resgatado em junho último.
A homenagem ao criminoso veio através de uma moção de voto de pesar, de iniciativa dos vereadores Juvenal Diógenes Neto e Sebastião Paula de Negreiros. Na Moção de Pesar de número 039/2017, os dois vereadores ressaltam que o criminoso “partiu para sua morada, deixando em seu legado o exemplo de organização, paciência, serenidade, respeito, honestidade e religiosidade”.
Quem era
Delano era membro da facção criminosa paulista Primeiro Comando da Capital (PCC) e acabou  morto no Rio Grande do Norte, no mês passado, numa troca de tiros com a Polícia Militar potiguar, depois de praticar assaltos na cidade de Mossoró, roubar um carro e seguir em fuga até o Município de Baraúnas, onde sofreu um acidente, roubou uma ambulância e trocou tiros com a PM na divisa com o Ceará.  Na ocasião, ele portava um fuzil americano de calibre 5.56.
Ao longo de sua vida de crimes, Delano Diógenes, conhecido também como “Delaninho”, ou “Chacal”, conseguiu realizar fugas cinematográficas de presídios, resgates, trocou tiros por várias fezes com a Polícia, escapando de cercos em estradas e fazendas na zona rural dos Municípios do Vale do Jaguaribe. Era acusado de um “rosário” de mortes.
Em 2014, foi capturado numa operação das forças especiais da Polícia do Rio Grande do Norte em um shopping na cidade de Mossoró e, em seguida, recambiado para o Ceará, de onde escapou em junho passado, mais uma vez.


Pentecoste Ceará: Ação do Ministério Público exige reforço de efetivo na delegacia para conter crimes

 Resultado de imagem para pentecoste ceara  O Ministério Público Estadual (MP-CE) ingressou na Justiça com mais uma Ação Civil Pública (ACP) para exigir do governo do estado a nomeação de delegados, escrivães e inspetores para delegacias da Polícia Civil no Interior do Estado. Desta vez, o cenário da precariedade dos serviços da Polícia Judiciária cearense é o Município de Pentecoste (88Km de Fortaleza).

O promotor de Justiça Jairo Pedro Pequeno Neto é o autor da ação civil. Em um documento robusto, de 21 páginas, ele relata a grave situação da delegacia de Polícia daquele Município que conta com um efetivo reduzido  e incapaz de atender à demanda da população. Some-se a isto o fato de o delegado da cidade responder por mais dois Municípios – General Sampaio e Apuiarés – e, ainda, tirar plantão nos Municípios de Jijoca de Jericoacoara e Baturité.

Ainda de acordo com o promotor, por conta do efetivo ser reduzido, e do acúmulo de serviço na unidade, muitos crimes que estão acontecendo deixam de ser investigados com a profundidade que merecem, o que tem provocado a impunidade dos seus autores.

No documento encaminhado à Justiça, Jairo Pequeno Neto ressalta que os Municípios “estão tomados pelas facções criminosas PCC (primeiro Comando da Capital), CV (Comando Vermelho) e GDE (Guardiões do estado), gerando um caos social no que diz respeito ao cometimento de crimes. Assim, mais do que nunca, é necessária uma investigação criminal completa com o fim de desarticular tais facções nos Municípios de Pentecoste, Apuiarés e General Sampaio. No entanto, para que isso ocorra, torna-se necessário aumentar  o efetivo da Polícia Civil nos Municípios”.

Cidades sem delegacias

Ao menos, 84 Municípios do Interior cearense não contam com os serviços da Polícia Civil em razão de falta de delegados, escrivães e inspetores.

Recentemente, o Ministério Público da Comarca de Monsenhor Tabosa (300Km de Fortaleza) tomou igual atitude, impetrando uma Ação Civil para exigir do governo a designação de servidores para o funcionamento da delegacia local.

No caso de Pentecoste, o promotor de Justiça requereu da Justiça a aplicação de uma multa diária no valor de R$ 5 mil caso o Estado não cumpra ao que foi requerido na Ação Civil Pública (ACP).

FONTE: CEARA NEWS7

Operação contra tráfico de drogas prende 15 pessoas em Boa Viagem Ceará






Policial Militar e mais de 15 pessoas são presas em operação contra o tráfico de drogas

Um policial militar e mais de 15 pessoas foram presas na manhã desta quarta-feira, 8, em uma operação realizada pela Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE) em combate a crimes praticados na região da cidade de Boa Viagem. Durante a ação, várias armas de fogo, entorpecentes e dinheiro foram apreendidos.

De acordo com Polícia Civil, a iniciativa resultou na desarticulação de um grupo criminoso envolvido com tráfico, organização criminosa e milícia.


Segundo a Polícia, a operação, que contou com a atuação de cerca de 80 policiais, teve o objetivo de inibir ações criminosas relacionadas aos crimes de tráfico de drogas e roubo, no cumprimento de mandados de prisão e busca e apreensão.

Duas adolescentes são encontradas mortas em VARJOTA Ceará





Duas adolescentes uma de 12 anos e outra de 14 anos foram encontradas mortas na tarde deste sábado(04). As vitimas foram identificadas como Regiane e Tainara e foram encontradas com marcas de tiros.

as adolescentes foram encontradas por volta das 16 horas nas proximidades do poço do vigia no bairro da Pedreira. As duas estavam desaparecidas desde de ontem, e os familiares procuravam, inclusive nas redes sociais.

Segundo informação de jí9 morador da região, pelo ou menos 9 tiros foram ouvidos, entre 21 e 22 horas da noite dessa sexta feira, na direção de onde os corpos foram posteriormente achados na tarde deste sábado. Os cadáveres estavam cerca de 50 metros distantes um do outro.































Policia prende suspeito de matar jovem após combinar carona via WhatsApp




 A polícia de São José do Rio Preto, interior de São Paulo, anunciou nesta sexta-feira (3), a prisão de um homem acusado de entrar em umgrupo de caronas por aplicativo para assassinar a jovem Kelly Cristina Cadamuro, de 22 anos, encontrada morta depois de combinar pelo WhatsApp uma viagem a Minas Gerais. Outros dois suspeitos de participação no crime também estão presos. O corpo de Kelly foi encontrado seminu, com as mãos amarradas e marcas de estrangulamento, na quinta-feira (2), à margem de um córrego, entre as cidades mineiras de Frutal e Itabagipe. Ela estava desaparecida desde a noite de quarta-feira (1º). 
Conforme a polícia, Jonathan Pereira do Prado confessou ter entrado no grupo de caronas com a intenção de roubar a jovem. Ele estava foragido de uma unidade prisional desde março deste ano. Outro suspeito, Luis Cunha, teria ajudado matar a jovem e o terceiro,Daniel Teodoro da Silva, comprou o celular e outros objetos roubados dela. Os três foram presos durante a madrugada, em bairros distintos de São José do Rio Preto, e já tinham passagens por roubos. Eles foram levados para a delegacia da Polícia Civil em Frutal, onde seguem as investigações.
Kelly iria para Itabagipe, na quinta-feira, visitar o namorado, um engenheiro civil, e postou a viagem no grupo. Segundo a família, ela havia feito isso muitas vezes e nunca tivera problemas. Um casal se ofereceu para dividir as despesas como carona, mas no lugar combinado, apenas Jonathan teria se apresentado. A jovem fez o último contato com os familiares quando abastecia o carro, num posto da rodovia BR-153. Ela não chegou ao destino e a polícia foi comunicada. O carro foi achadosem as rodas numa estrada rural de Mirassol, vizinha a Rio Preto.
De acordo com a Polícia Militar, asimagens das câmeras de um pedágio na divisa de São Paulo com Minas foram decisivas para a prisão dos suspeitos. As câmeras registraram Kelly passando com o carona em direção à cidade mineira e, algum tempo depois, o carro em sentido contrário com um homem ao volante. Nas imagens, segundo a PM, é possível identificar Jonathan dirigindo o veículo. O corpo de Kelly passou por perícia no Instituto Médico Legal (IML) de Frutal e era velado, na manhã desta sexta, em Guapiaçu, onde mora sua família.

Violência no Ceará deixou 502 mortos no mês de outubro.


O estado sofre por conta da guerra entre facções, com média de 15 homicídios/dia

Balanço parcial indica que o Ceará fechou o mês de outubro de 2017 com 502 casos de Crimes Violentos, Letais e Intencionais (CVLIs), ou seja, homicídios, latrocínios e lesões corporais seguidas de morte. Com isso, no acumulado de 10 meses, o estado já contabiliza, nada menos, que 4.204 assassinatos. Contudo, até o fechamento das estatísticas oficiais do governo, através da sua Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) esses índices tendem a aumentar.

Em outubro, os 502 casos contabilizados nesta estatística parcial revela que a Capital apresentou o maior número de assassinatos. Foram 177 casos,. Nos Municípios que compõem a Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), foram mais 120 crimes de morte.

Sertão

No Interior do estado, o balanço apontou 205 assassinatos, sendo 107 na Região Sul e mais 98 na  Região Norte, com destaque para o Município de Sobral que já registrou 103 assassinatos no ano.

Municípios da RMF também contribuíram para a escalada da violência, entre eles, Pacajus e Chorozinho, Caucaia e Maracanaú, considerados os mais violentos da região.

Em comparação ao mês de outubro de 2016, quando foram registrados 278 homicídios, conforme dados oficiais da SPPS postados em seu site, o mês passado teve um aumento da ordem de 80,5 por cento.

Cidades violentas

O Município de Sobral teve uma alta na criminalidade em outubro, com seguidos casos de assassinatos que totalizaram 103 em 10 meses.

Já as cidades de Pacajus e Horizonte, na Região Metropolitana de Fortaleza, registraram, juntas, 151 casos de homicídios. Na primeira, 82 pessoas foram assassinadas em 10 meses. Na outra, 69.

FONTE: BLOG DO FERNANDO RIBEIRO