Fortaleza: Presos por tentar matar PM vigiavam área e ordenaram que vítima parasse o veículo


A polícia prendeu, na noite desta quinta-feira (12), dois suspeitos de uma tentativa de homicídio contra um policial militar, ocorrida no Bairro

Quintino Cunha, em Fortaleza.



 Segundo o Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), os dois suspeitos e um adolescente, que foi morto na abordagem, vigiavam a área dominada por uma facção e mandaram o PM parar, tirar o capacete e levantar a camisa.


Os capturados foram autuados em flagrante por tentativa de homicídio qualificado, na 11ª delegacia do DHPP. Os dois criminosos presos foram localizados na mesma região do crime, em suas residências. Eles já respondiam a outros crimes, como tráfico de drogas, homicídios e porte ilegal de arma, informou a polícia.


O crime aconteceu nesta terça-feira (10), na Rua Baixa dos Milagres, região conhecida como Comunidade do Sossego. O policial trafegava na rua quando foi abordado por três pessoas, entrou em luta corporal, foi ferido e matou um adolescente que o interceptou.


Tentativa de homicídio


O soldado da Polícia Militar do Ceará (PMCE), identificado como SD Santos, estava transitando na rua em sua motocicleta quando foi interceptado pelos criminosos. De acordo com o diretor geral do DHPP, delegado Leonardo Barreto, os dois suspeitos e um adolescente mandaram o policial parar, tirar o capacete e levantar a camisa.


Ele tentou ganhar tempo, porque estava portando uma arma de fogo. Se ele levantasse a camisa, os bandidos iam verificar que ele estava armado e poderiam atentar contra a vida dele. Os bandidos perceberam que ele estava titubeando, foi o momento em que um deles avançou contra o policial. Travaram luta corporal, o policial conseguiu se desvencilhar, e um dos indivíduos chegou a atirar”, detalhou o delegado.


O soldado foi atingido no tórax e no braço, mas não correu risco de morrer. Um dos suspeitos, um adolescente de 16 anos, foi atingido na cabeça pelo policial e morreu no local.


“Agiu na estrita legalidade e na técnica, perfeita, conseguiu atingir um dos bandidos com um tiro na cabeça, que morreu na hora, obviamente, em legítima defesa. E os dois outros indivíduos efetuaram fuga naquele momento”, disse Barreto.


Na fuga, os criminosos levaram a motocicleta do policial, mas o veículo foi encontrado momentos após o fato, jogada em uma cacimba localizada no mesmo bairro. Equipes do Corpo de Bombeiros do Ceará foram acionadas para retirar a motocicleta do local.


Atuação de facções


Segundo o delegado, os homens não sabiam que Santos era policial. A ação faz parte do modo como membros de organizações criminosas vigiam as áreas dominadas.


“A gente acredita que eles tiveram essa conduta na intenção de ver se é algum integrante de uma outra facção, seriam os olheiros que estavam na entrada daquela rua, pra impedir que rivais tivessem invadindo”, explicou.


Com informações do G1 Ceará


Sobre a atuação das facções em regiões de Fortaleza, impedindo a livre circulação de pessoas e veículos em algumas áreas, o diretor do DHPP afirmou que existem políticas públicas para coibir a prática.


“Tem várias políticas públicas em desenvolvimento nesse sentido. Primeiro, a identificação dos locais em que isso tá ocorrendo e, tão logo identificados, há o planejamento. Um exemplo são os contêineres de policiamento colocados em áreas estratégicas, justamente pra evitar esse tipo de incidência, em benefício da paz social”, ressaltou.

0 comentários :

Postar um comentário