Ataque de facção criminosa deixa dois mortos e um lesionado em Fortaleza
Dois homens foram assassinados durante um ataque a tiros na comunidade dos Cocos, no Bairro Vicente Pinzón, em Fortaleza, na noite desta sexta-feira (26).
Conforme a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social, as vítimas foram atingidas em uma via pública. Um homem, de 19 anos, foi a óbito no local. Já o outro, de 29 anos, foi socorrido para a Upa da Praia do Futuro, mas não resistiu aos ferimentos e morreu na unidade hospitalar.
Ainda segundo a Secretaria da Segurança, equipes da Polícia Militar e da Perícia Forense foram chamadas e fizeram os primeiros levantamentos sobre o crime.
O caso é investigado pelo Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP).
Fonte G1 CE
Fortaleza: Ex PM é executado a tiros no bairro Pirambu
O ex policial militar Antônio Valério Uchôa, 62 anos foi executado a tiros na rua Nossa Senhora das Graças no bairro Pirambu a vítima transitava pela rua quando dois elementos em uma motocicleta efetuaram os disparos e logo em seguida fugiram. Valério foi expulso da PMCe em 2013 por desvio de conduta . Segundo informações ele portava uma arma simulacro.
Três corpos são encontrados amarrados e crivados de bala em Pacatuba Ce
General Sampaio Ce: Guerra entre facções deixa população entre fogo cruzado
Ceará é o sexto estado mais violento do Brasil
Amapá é o estado brasileiro mais violento de 2023, segundo dados do Anuário Brasileiro de Segurança Pública divulgados nesta quinta-feira, 18, pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública . O estado tem 69,9 mortes violentas por 100 mil habitantes – o triplo da média nacional. Cerca de 751 mil pessoas vivem no Amapá.
Em números absolutos, o Amapá teve 513 mortes no último ano, um aumento de 39,8% em comparação com o ano anterior. A violência na região está concentrada em duas cidades, Santana, o município mais violento do Brasil, e Macapá, a capital do estado que está entre as dez cidades com mais mortes violentas do país. Santana, região de portos, sofre por ser rota do tráfico de drogas internacional.
Pernambuco também está entre os estados mais violentos do Brasil, com 40,2 homicídios por 100 mil habitantes. Foram 3.638 mortes violentas em 2023, alta de 6,2% em um ano. Recife, a capital do estado, acompanhou a média estadual e teve 40,1 mortes violentas no ano passado. A alta de 10,1% representou 597 homicídios.
Outros estados que estão na lista são o Amazonas, com taxa de 35,6 mortes, seguido pelo Ceará, com 35,4, e o Pará, com 32,8 homicídios intencionais. As três localidades, porém, tiveram queda no número de mortes na comparação anual.
Os dados mostram que as regiões Nordeste e Norte continuam liderando o ranking de regiões mais violentas do país. No Nordeste, a taxa de mortes violentas é 60% superior à média nacional; na região Norte, 48,8% mais elevada.
Segundo Renato Sérgio de Lima, presidente do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, a queda da violência letal no Brasil é desigual e heterogênea. Ele alerta ainda que as duas regiões convivem com disputa de grupos criminosos e são rotas do tráfico internacional de drogas.
“Nessas duas regiões estão localizados os estados que estão convivendo com um quadro acentuado de disputas entre facções de base prisional por rotas e territórios e, ao mesmo tempo, concentram a maioria dos estados com altas taxas de letalidade policial”, explica o presidente do FBSP.
Os 10 estados mais violentos do Brasil
- Amapá
- Bahia
- Pernambuco
- Alagoas
- Amazonas
- Ceará
- Pará
- Mato Grosso
- Rio Grande do Norte
- Sergipe
Membros de facção criminosa fingem ser policiais e tentam sequestrar homem em Fortaleza
Três criminosos, fingindo ser policiais, tentaram sequestrar um homem nesta quarta-feira (17), em Fortaleza. O trio faz parte de uma facção criminosa da qual a vítima alega não ser mais membro. O caso aconteceu na Avenida Heráclito Graça, no Centro. A vítima reagiu e gritou por socorro. Testemunhas filmaram a tentativa de sequestro (veja no vídeo acima) e conseguiram impedir que os três criminosos levassem o homem.
Conforme a Polícia Militar, a vítima, que não foi identificada, teria reconhecido um dos homens como “chefe” dele quando fazia parte da facção criminosa. A vítima teria ficado devendo cerca de R$ 40 mil à época em que traficava drogas para o grupo.
A Polícia Militar informou que foi acionada para o local e, quando chegou, encontrou a vítima ainda algemada. O homem disse que foi abordado pelo trio ao sair do trabalho. Os suspeitos tentaram colocá-lo dentro de um carro, sendo impedidos pela população.
A vítima sofreu alguns arranhões devido à luta corporal, porém, não quis receber atendimento médico, conforme a Polícia Militar. Nenhum suspeito foi localizado até a publicação desta reportagem.
A Polícia Civil disse que investiga as circunstâncias de uma tentativa de sequestro no Centro de Fortaleza. A corporação informou que, de acordo com informações policiais, a motivação seria a dívida da vítima com o tráfico de drogas. O caso foi registrado no 34º Distrito Policial (34º DP).
FONTE G1
Jovem é executado a tiros em Itarema Ceará
O jovem chamado Aluísio conhecido pelo nome de apelido Pindoba de 18 anos foi encontrado na região de mata por um de seus familiares.
O Jovem sumiu desde a noite de terça feira sua família achou estranho o sumiço do rapaz repentino, imediatamente todos ficaram preocupados.
Hoje quinta feira 18 de julho, o jovem foi encontrado sem vida por volta das 7 da manhã, por seu parente que tinha ido caça na região das matas próximo do local onde o corpo teria sido encontrado. Quando se deparou com a vítima sem vida e ainda Com marcas de Tiro.
Ainda não se sabe quem cometeu esse crime ou o principal motivo de ter acontecido essa fatalidade.
A polícia isolou a área e acionou o Rabecão para remoção do corpo para os procedimentos cabíveis.
Matéria : JACIENE GOMES
Este ano o município de Itarema já apresenta mais de 35 homicídios um dos índices mais alto da região
Maranguape é a nona cidade mais violenta do Brasil
A cidade de Maranguape, na região metropolitana de Fortaleza, está entre as 10 mais violentas do Brasil, considerando a taxa de mortes violentas intencionais nos municípios com mais de 100 mil habitantes. Os dados são de 2023 e foram publicados no Anuário Brasileiro de Segurança 2024 nesta quinta-feira (18).
Com um aumento de 87% na taxa de mortes violentas intencionais, Maranguape ocupa o posto de nona cidade mais violenta em 2023. A taxa para este ano foi de 74,2 mortes por 100 mil habitantes. No ano anterior, esta taxa era de 40 mortes por 100 mil habitantes. Um dos casos de violência ocorridos no município em 2023 foi a chacina no distrito Anamari, onde criminosos invadiram uma residência e mataram quatro pessoas, incluindo uma grávida.
A Secretaria da Segurança Pública do Ceará afirma que reforçou as ações para evitar crimes violentos na cidade. "Como resultado dos esforços, durante o mês de junho de 2024, os CVLIs [crimes violentos letais] reduziram 55,5% na região. Ao todo, foram quatro mortes violentas no mês de junho deste ano, contra nove crimes no mesmo período de 2023", diz a pasta, em nota.
FONTE G1
Itarema: Homem é morto e tem cabeça decapitada em Itarema Ceará
Crime Brutal em Itarema: Homem é Morto com Golpe de Facão e Tem a Cabeça Decapitada
Na madrugada desta terça-feira, 16 de julho, a cidade de Itarema foi palco de um crime brutal. A polícia militar foi acionada para uma ocorrência de homicídio na Vila Rodrigues, bairro São Vicente, onde indivíduos não identificados invadiram uma residência.
De acordo com informações preliminares, os invasores renderam a vítima, Carlos Jorge de Sousa Nascimento, de 37 anos, conhecido como Roy, sua namorada e os filhos do casal. Em seguida, levaram Carlos para outro cômodo da residência, deixando sua namorada e os filhos trancados em um quarto. Após a execução, os indivíduos fugiram levando os aparelhos celulares da vítima e sua namorada, a namorada encontrou Carlos sem vida e com a cabeça decapitada.
Relatos não confirmados sugerem que a cabeça da vítima não foi encontrada no local, aumentando ainda mais o horror do crime.
A polícia militar isolou a residência até a chegada da perícia forense e do Rabecão da Perícia Forense.
Bandidos faccionados metralham fachada de residência em Uruburetama Ceará
Um grupo de dez elementos portando armas de grosso calibre causou terror no município de Uruburetama a 110 km de Fortaleza hoje pela madrugada, utilizando motocicletas e com rostos cobertos por capacetes e divididosVideo
em duplas efetuaram um sequência de tiros contra a fachada de uma residência localizada no bairro Lajero, equipe da PM foi acionada e realiza diligências com o fito de prender os infratores.
Final de semana sangrento no Ceará registrou dezenas de homicidios
RESUMO DAS PRINCIPAIS OCORRÊNCIAS POLICIAIS VERIFICADAS NO CEARÁ NAS ÚLTIMAS 7⃣2⃣ HORAS
🚔🚔 ZAP POLICE NEWS 🚓🚓
🟢Cedro homicídio a bala próximo ao prédio do SENAC vítima do sexo masculino
🟢 Crateús homem identificado por Antônio Carlos morreu após ter sido espancado no bar do César
🟢Caucaia achado de cadáver do sexo masculino na praia do Cumbuco
🟢Cruz homem é executado a bala na localidade de Preá
🟢 *CAUCAIA Policial Militar é executado a golpes de machado e tiros no Marechal Rondon.*
🟢 CAUCAIA homicídio no espigão do Icaraí vítima de nome Luanderson vulgo GAGO
🟢 CAUCAIA homicídio próximo ao CSU da Jurema
🟢 Fortaleza entregador faleceu vítima de uma linha de cerol no bairro Cajazeiras
🟢🟢 *Fortaleza Tentativa de chacina deixa dois mortos e dois lesionados no bairro Quintino Cunha rua Arapuca*
🟢🟢 *Fortaleza Messejana dois mortos a tiros próximo ao viaduto da Ypióca autores presos em flagrante*
🟢 Itapiúna homicidio a bala dentro de um lava jato vítima de.nome Helder
🟢Itarema homicidio a bala no bairro Lagoa Seca vítima identificada por WARLLEY
🟥Crato lesão a bala no Alto da penha vítima de nome Fábio Muniz
🟥 Juazeiro do Norte homem é preso após usar RETROESCAVADEIRA E danificar oito veículos durante uma vaquejada
🟥 Fortaleza bairro Curió duas pessoas lesionadas a bala ambas socorridas
🟥 Fortaleza motorista de ônibus é lesionado a bala durante tentativa de assalto na linha Antônio Bezerra Messejana nenhum passageiro ficou ferido
🟢 *Ibicuitinga um elemento suspeito da chacina em Limoeiro do norte morreu em confronto bem como armas foram apreendidas*
🟢 Itapipoca homicídio a bala no bairro Senharão vítima um ex presidiário
🟢 Itapajé achado de cadáver com marcas de tiros na cabeça na localidade de São Tomé
🟢 Jijoca de Jericoacoara homicídio a bala fato ocorrido na estrada da chapadinha
🟢🟢🟢🟢 *Limoeiro do Norte 4 homens executados a tiros e uma mulher baleada na localidade de Canafístula*
🟢 *👩 Morada Nova uma mulher identificada por Aline foi morta em sua residência*
🟢Mauriti achado de cadáver com uma lesão vítima do sexo masculino
🟢 Paracurú homicidio a bala no bairro Carlota homem atingido com cerca de 10 tiros
🟢 Quixeramobim homicídio a faca 🗡️ 🔪 na localidade de Manituba
🟢 Quixeramobim homicídio a bala no boca de Deus na Rodoviária vítima de nome JORGE
🟢São Gonçalo do Amarante vítima de homicídio a bala sexo masculino
🟢Sobral homicídio a bala na rua Viriato de Medeiros próximo a igreja da Saúde
🟢Sobral homicídio a bala na praça do piriquitim no bairro Padre Palhano vítima identificado por Eduardo
🟢Sobral homicídio no bairro Santa Casa vítima Antônio Kelly neto de um ex vereador de Sobral
CEARÁ: MAIS PMS, MAIS ESTRELAS E MAIS DO MESMO
O Governo do Estado pôs nas ruas na sexta-feira passada, no chamado serviço operacional supervisionado, mais 240 novos policiais militares. Eles estão a reforçar o policiamento ostensivo. Fardas novas, vibração e, decerto, boa intenção. Essa é a terceira turma nas últimas semanas e já são mais de mil novos militares nas ruas de Fortaleza, Maracanaú e Caucaia. Para marcar o début, os PMs foram apresentados na Praça do Ferreira.
Uma garotada que passa no máximo seis meses na Academia, ante os dois anos em São Paulo. Lá, um ano de academia, período integral e mais um ano de estágio supervisionado por sargento credenciado. E para ser sargento é necessário concurso e curso de um ano. No Ceará, sargento é uma questão de mero tempo de serviço. Por esta razão, tem tanto sargento fazendo serviço de soldado.
Também na semana que passou o Ceará passou a contar com mais 12 coronéis. Eles foram promovidos do posto anterior, tenente-coronel. Dentre as promoções, duas mulheres. Os promovidos atuam na área da saúde e no quadro de combatentes. O número de coronéis na ativa da PM cearense subiu para 30. Noutros termos, o Governo agiu na base e na cúpula. Metade dos coronéis de SP e todo modo, ainda é mais do mesmo. Por ora, não há nenhuma nova política visível na área. A propósito, custa muito caro esta agenda. E em se tratando de investimento, público ou privado, é fundamental ter a medição dos resultados. Mais PM na rua e mais estrelas no ombros de coronéis não garante mudança alguma.
Por falar no topo da carreira policial, na PM de São Paulo havia até recentemente 63 coronéis, sendo apenas um para toda a área de saúde (médicos, dentistas, veterinários e farmacêuticos).
E existe polêmica quanto à pertinência de haver coronéis nesses quadros de especialistas. A lei orgânica das polícias exige curso superior de polícia para promoção ao posto de coronel. Na lista de promoções do Ceará, médicos e o dentista devem ter feito.
Transparência militar?
Em tempo: O Ceará toca a vida com duas políticas quanto ao uso de câmeras corporais em suas equipes de PM e Polícia Penal. Os policiais penais - da Secretaria da Administração Penitenciária e Ressocialização (SAP) - usam as câmeras há mais de um ano. Já os PMs - leia-se Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) - não usam.
Convenhamos, policiais militares não gostam da ideia de serem monitorados. O argumento recorrente nas tropas - para inglês ver - é o de que as câmeras inibiriam o enfrentamento das facções. Havia algo semelhante nos anos 1980, quando a questão era usar o nome na farda. E não é preciso ser um atuante chefe da Controladoria Geral de Disciplina (CGD), o órgão criado para fiscalizar os órgãos de segurança, para se deparar com motocicletas da PM notadamente do Batalhão Raio - com as placas encobertas. Passe a reparar. Isso diz muito.
Opinião Jornal O Povo 14 de julho de 2024 página 23 Por Jocélio Leal
Fortaleza: Dois mortos e dois lesionados durante tentativa de chacina no bairro Quintino Cunha
Tentativa de chacina na tarde deste domingo na rua Arapuca bairro QUINTINO CUNHA em Fortaleza deixa dois mortos e dois lesionados uma das vítimas foi a óbito no local e a outra morreu no hospital, as outras vítimas seguem internadas equipes da PM realizam diligências com intuito de prenderem os criminosos.
Quatro homens são executados durante mais uma chacina no Ceará
Uma disputa entre facções criminosas terminou com uma chacina hoje pela manhã dentro de uma residência na localidade de Canafístula zona rural do município de Limoeiro do Norte Ceará entre as vítimas está um elemento tornozelado, uma mulher baleada foi socorrida vítimas atingidas com disparos na cabeça, segundo informações a residência pertenceria a uma das vítimas um jovem de nome Emanoel. Equipes da PM fazem diligências com intuito de localizar os autores de mais esta chacina ocorrida no Ceará.
Policial Militar é executado a golpes de machado e tiros em Caucaia
Um policial militar lotado no batalhão de Caucaia e que trabalhava no moto patrulhamento identificado por Davi Santos foi covardemente executado por bandidos no bairro Marechal Rondon, segundo informações o PM durante a folga trabalhava vendendo produtos de suplementos para complementar a renda e teria recebido uma solicitação para ir deixar o produto no bairro acima mencionado e na rua Belo Horizonte foi emboscado e executado a golpes de machado e tiros. Os meliantes após o ato delituoso fugiram tomando rumo ignorado e levando com eles a pistola do PM, várias patrulhas da PM realizam diligências com o fito de prender os criminosas.
Itarema: Guerra entre facções deixa três lesionados entre elas uma criança
Na tarde desta quinta-feira, 11 de julho, foi registrado na Vila Dimas, em Itarema, um violento tiroteio que deixou três pessoas feridas. Entre as vítimas estão duas mulheres adultas e uma criança, cujas identidades foram recentemente divulgadas.
O tiroteio ocorreu no início da tarde, pegando a comunidade de surpresa e causando pânico entre os moradores.
As vítimas, Maria Eduarda Pereira Araújo,M.A.M.M ( uma criança de 03 anos de idade), e Maria Eduarda Felix, foram rapidamente socorridas e levadas ao hospital de Itarema para atendimento médico. O estado de saúde das vítimas ainda não foi informado pelas autoridades hospitalares.
A Polícia Militar de Itarema está realizando diligências intensivas em busca dos suspeitos envolvidos no tiroteio. Enquanto isso, a Polícia Civil abriu um inquérito para investigar o caso e determinar as circunstâncias que levaram ao ocorrido.
FONTE: Itarema ordinária/ portal notícias -CE
Tiroteio entre facções assustam moradores no Barroso em Fortaleza
Menos de um mês após um ataque a tiros deixar uma mulher e uma criança mortas em um campinho, moradores do bairro Barroso II, em Fortaleza, viveram duas noites de terror nesta semana depois que criminosos trocaram tiros entre si e tiros com policiais militares.
Os confrontos aconteceram em duas áreas próximas dentro do bairro. Na noite de terça-feira (9), dois grupos trocaram tiros entre si na comunidade da Babilônia, em um confronto que seria uma disputa de facções criminosas por território.
Segundo informações apuradas pela TV Verdes Mares, uma facção teria tentado invadir e conquistar o território da outra, o que motivou o tiroteio entre os criminosos.
Já na noite de quarta-feira (10), o confronto aconteceu entre uma facção e a Polícia Militar, em uma área conhecida como comunidade do Gereba, próximo à comunidade da Babilônia. Conforme a PM, durante uma ronda uma equipe de policiais se deparou com um grupo de indivíduos armados em um matagal.
FONTE: G1
A segurança pública: Indicadores e reflexão
A Segurança pública está no topo das preocupações dos eleitores que irão às urnas em novembro próximo. Mesmo que o tema seja afeito aos governos
estaduais, que têm o comando das polícias, as pessoas que vivem em terrível sensação de insegurança, querem ver resolvido o problema, cobrando solução indistintamente das autoridades. Por outra vista, prefeitos, governos estaduais e o Palácio do Planalto já compreenderam que a equação continuará aberta se não houver um trabalho conjunto entre as três esferas de poder, União, estados e municípios, com a participação de outras instituições, como a Justiça, da sociedade civil e de universidades, que estudam o tema.
No entanto, a forma como esse trabalho
será realizado ainda não foi defi nido. Nem mesmo se será possível, em vista da fragmentação das políticas de segurança em cada unidade federativa e do temor de alguns governadores de perder a governança sobre assuntos sob sua responsabilidade. Pesquisa do instituto Datafolha, contratada pelo O POVO — divulgada na edição de 29 de junho —, mostra que 44% dos moradores de Fortaleza, frente à pergunta “Qual o principal problema da cidade hoje?”, responderam com temas que envolvem insegurança, violência e criminalidade. Em seguida, em posições distantes, aparecem saúde (17%); assuntos ligados à mobilidade, como má conservação de calçadas e vias (12%) e limpeza urbana (6%). Ou seja, o fortalezense está com medo.
Essa introdução vem a propósito de um primeiro e parcial balanço a respeito das novas medidas adotadas pelo governador Elmano de Freitas (PT), depois que assumiu o novo titular da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), Roberto Sá, no dia 3 de junho. Segundo balanço divulgado pelo SSPDS, considerando-se todo o Estado, houve queda de 14,4% de roubos no mês de junho. Foram 3.003 crimes violentos contra o patrimônio (CVP), ante 3.509 no mesmo período do ano passado. Em relação a Fortaleza a redução foi de 9,7%. No acumulado do semestre houve queda de 10,6% dos CVP. No entanto, houve aumento de 4,93% no número de furtos em 2024. Nos seis primeiros meses deste ano foram listados 29.716 crimes dessa natureza, comparados a 28.319 em 2023.
Ressalte-se que o balanço inclui o período anterior às mudanças efetuadas na pasta. Além disso, o período de aplicação das novas medidas é muito escasso para uma análise aprofundada. Portanto, os números anunciados precisam ser vistos a partir dessa perspectiva, evitando-se comemorações antecipadas ou críticas açodadas. Resultados na área da segurança pública não vão aparecer da noite para o dia. É de se imaginar que o governador Elmano de Freitas tenha consciência de que as medidas que vêm adotando — ainda que sejam corretas —, são insufi cientes para resolver problema de tal complexidade, sendo preciso uma organização nacional para efetuar esse embate. Mesmo porque o crime organizado, que avança celeremente, não respeita as divisas dos estados.
Fonte: Jornal o Povo edição de 10.07.2024 página 16
Fortaleza: Moradores fazem protesto contra ação de facções criminosas no bairro Cajazeiras
Moradores queimaram pneus e interditaram a BR-116, em Fortaleza, no fim da tarde desta sexta-feira (5). Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o protesto foi realizado por pessoas que teriam sofrido ameaças de membros de facções criminosas
O ato teve início no fim da tarde. Os manifestantes queimaram pneus e bloquearam totalmente o fluxo de veículos no Km 7 da BR- 116, bairro Messejana, em Fortaleza.Uma equipe da PRF chegou ao local às 17h50 e constatou a interdição total do fluxo de veículos no sentido da Capital para o Interior
Após negociação com os manifestantes, os agentes conseguiram a liberação parcial da rodovia e o trânsito voltou a fluir, por volta de 18h10. O motivo das supostas ameaças sofridas pelos moradores não foi divulgado.
Por volta das 19h20, a PRF informou que a manifestação foi encerrada e a rodovia foi liberada.
Pai, mãe e filho são vítimas de tentativa de chacina em Maracanaú
Um casal e uma criança de sete anos foram vítimas de tentativa de triplo homicídio, na cidade de Maracanaú, Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), nesse sábado (6). A reportagem apurou que eles são pai, mãe e filho.
O menino foi atingido por tiros na perna, tórax e na cabeça, de raspão. A mulher, de 29 anos, foi baleada nas duas pernas, ombro e cabeça; e o homem alvejado nas costas e nas pernas.
De acordo com a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), as vítimas foram lesionadas quando estavam em uma rua no bairro Parque Tijuca e socorridas para atendimento médico. Não há informações sobre o estado de saúde de cada uma delas.
Fonte: Diário do Nordeste
Vendedora ambulante ataca passageiro com faca em ônibus de Fortaleza
Uma vendedora ambulante foi presa, nesta quinta-feira (4), em Fortaleza, após lesionar com uma faca um passageiro de ônibus em Fortaleza. O caso aconteceu na Avenida Desembargador Moreira, no bairro Aldeota
A mulher foi presa após golpear o homem no braço. Ela teria o atacado após ele chutar os produtos que ela vendia dentro do ônibus. O g1 aguarda posicionamento da Secretaria da Segurança Pública sobre o caso.
O Samu foi acionado para socorrer a vítima. Não foram repassadas informações sobre o estado de saúde dele. O caso aconteceu na linha 027 - Siqueira/Papicu/Aeroporto.
A mulher capturada tem antecedentes por tráfico de drogas. A ocorrência foi registrada no 2º Distrito de Polícia Civil.
O Sindionibus disse que o motorista agiu prontamente, acionando a Polícia Militar e o Samu. O sindicato disse que lamenta o ocorrido e se coloca à disposição das autoridades competentes para colaborar com a investigação do caso.
Já a Etufor informou que solicitou as imagens do coletivo para a devida apuração e encaminhamentos pelos órgãos de segurança.