AL: Delegado de Polícia Federal é morto pelo próprio neto


O delegado aposentado da Polícia Federal Milton Omena Farias foi morto a facadas, no começo da tarde desta sexta-feira (27), pelo próprio neto, de 23 anos, em um condomínio situado na cidade de Paripueira, no Litoral Norte de Alagoas. O imóvel é o mesmo onde a filha do delegado, Márcia Rodrigues, foi encontrada morta em agosto do ano passado. A polícia investigava se o caso se tratava de homicídio ou suicídio. 
Milton Omena Farias Neto - ele tem o mesmo nome do avô - foi preso em flagrante ainda dentro da casa, logo após o crime. Ele teria confessado o homicídio. 
De acordo com o major Paulo Eugênio, o jovem foi até a casa do delegado e, após uma discussão, eles entraram em vias de fato. Segundo a polícia, a vítima foi morta a facadas. Equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foram acionadas, mas encontraram o delegado já sem vida. 

PRÉDIO DO DESTACAMENTO PM DE SÃO JOÃO DO JAGUARIBE CORRE RISCO DE DESABAMENTO

Destacamento Policial corre o risco de desabamento.

O Destacamento Policial da Cidade de São João do Jaguaribe vem sofrendo com as várias rachaduras nas paredes e no teto do prédio. Um engenheiro da prefeitura já visitou o prédio e constatou que as rachaduras vem aumentando com o passar do tempo.

A Cadeia Pública que funcionava no mesmo prédio já foi desativada pela Justiça daquele município e os  presos são mandados para a Cadeia de outras cidades vizinhas.

O Efetivo Policial ainda ocupa as instalações do Prédio, pois nenhuma atitude por parte as autoridades competentes foi tomada ainda. Policiais tentaram alugar uma casa na cidade para servir de alojamento ou até mesmo como sede do Destacamento, porém, as pessoas quando sabe que o aluguel é para a polícia, logo desiste de alugar.

A prefeitura ficou de alugar uma casa, mas também esbarrou no medo que a população tem de alugar imóveis para a polícia, pois tem medo de desagradar aos Bandidos da Cidade.

Ano passado foram assassinados 2 vereadores em São João do Jaguaribe.

Fortaleza: Trio envolvido em tentativa de resgate em delegacia é preso após operação policial

 

 Uma ação rápida das Polícias Civil e Militar resultou na prisão de três pessoas envolvidas na tentativa de resgate, ocorrida no 20° Distrito Policial, no bairro Acaracuzinho, no município de Maracanaú – Área Integrada de Segurança 08 (AIS 08) –, nesse domingo (29). Durante o fato, houve uma troca de tiros, que resultou em um policial civil e um suspeito lesionado, por disparos de arma de fogo. O agente de segurança foi socorrido para uma unidade de saúde da região, e em seguida, foi transferido por uma aeronave da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer), para o Instituto Dr. José Frota (IJF), em Fortaleza. Por meio de diligências, duas mulheres, e o pai do preso, que era o alvo do resgate, foram capturados no bairro Granja Portugal – (AIS 02) –, ainda na manhã de ontem. Além disso, outros dois envolvidos também foram identificados. 

Conforme apurações realizadas por meios das imagens de câmeras de segurança da unidade, os policiais chegaram a Brenda Alencar Maciel (22) – com antecedente criminal por latrocínio. A suspeita, que está grávida de nove meses, é companheira de Francisco Wellington Carvalho de Oliveira (18) – com antecedentes criminal por roubo - que estava custodiado no 20º DP. Com ela, a Polícia prendeu também Claudiane de Freitas Silva (27) – sem antecedentes. Esta última foi identificada como a irmã de Ewerton de Freitas Silva (17) – que já respondia criminalmente por tráfico de drogas e roubo -, que foi encontrado em óbito, no interior do veículo utilizado pelos infratores, no bairro Canindezinho (AIS 02). O suspeito havia sido lesionado durante a troca de tiros ocorrida com os inspetores, e mesmo ferido, ele conseguiu empreender fuga com os demais. 

Com os levantamentos, a Polícia chegou também ao pai de Francisco Welligton, sendo este identificado por José Ednilton Silva de Oliveira (38) – sem antecedentes. O homem é suspeito de ser conivente com a ação delituosa. Todos os envolvidos foram conduzidos para a Delegacia Metropolitana de Caucaia, onde foram autuados em flagrante por tentativa de homicídio, associação criminosa, favorecimento de fuga de presos e também por corrupção de menor. Francisco Wellington também foi indiciado, em inquérito policial, pelos crimes. As investigações do caso serão transferidas para a Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), que manterá o trabalho policial, no intuito de capturar os outros partícipes da ação criminosa.  



Fonte: SSPDS


Deputado Federal Jair Bolsonaro diz que o policial tem que ser valorizado


Durante formatura na PM de Minas Gerais a qual foi prestigiada pelo Deputado ele afirmou que estão ivertendo os valores no Brasil, ele sonha em extinguir a excludente de ilicitude  quando o policial militar estiver em operação policial. Afirmou ainda que se ver como uma opção para 2018. 

Secretário de Segurança do Ceará publica nota de pesar à familia do Cabo PM Arlindo






Meus sentimentos à família do Arlindo e aos amigos e colegas que o conheciam e com ele tiveram a felicidade de conviver, através de todas as demonstrações de carinho, pude ver o quanto ele era querido. Que Deus conforte os corações de todos e de seus amigos!

Polícia é família! Para mim, todos os policiais são minha família, sempre foi assim na minha vida como policial. E devemos neste momento de luto fazer o que se faz aos familiares: cuidar e orar, para que Deus possa confortar o coração de todos!



Digo a vocês que, eu Andre, não voltei para o Ceará depois de 15 anos atoa, não voltei para assistir passivamente meus irmãos carregarem o caixão com um dos nossos.


A família de um policial também é NOSSA FAMÍLIA e dela cuidaremos.



A afronta contra um policial é a mais lesiva na sociedade, pois gera um maior temor ainda por parte do cidadão, que se sente desamparado ao ver o seu escudo, sua fortaleza, sua linha de frente nas ruas sendo tombando.


Ontem estive viajando para Juazeiro do Norte entre 06h e 18h. Ao pousar, ainda na CIOPAER, recebi a triste notícia. Iriamos iniciar a continuidade da operação "cartão de visita" mas tivemos que mudar os planos, eu, o Comandantes da PM e CBM, fomos ao local do ato de covardia dos bandidos, onde encontramos o Secretário Adjunto e muitos, muitos policiais, Bombeiros e peritos, para coordenar pessoalmente as ações. Vi a maior demonstração de união e integração em minha vida, minha equipe unida com um choro engasgado na garganta.


Infelizmente temos esses bandidos que agem covardemente todos os dias, agindo à espreita, por trás. O policial, ao contrário, enfrenta o criminoso como homem, com honra, olho no olho, agindo contra ele apenas quando o bandido decide usar de violência

A segurança pública não vai recuar um passo sequer! Iniciei um caminho sem volta.

Tenho uma postura de atuação forte, unida, com coragem sempre dentro da legalidade. Repito, NÃO RECUAREMOS!

A morte do Arlindo não será em vão, será honrada. Ela, assim como as demais mortes ocorridas em nossas vidas policiais, servirá para nos dar mais força, mais garra e mais sede de justiça para proteger policiais e cidadãos de bem, o trabalhador, o inocente, o desamparado, da violência de criminosos que atentam contra nossas vidas.

Como disse na coletiva de hoje à tarde sobre as prisões de 2 dos envolvidos, a segurança pública vive um novo momento. 


Para o bandido a gente oferece duas coisas: se ele quiser se entregar, a gente oferece a justiça. Se ele quiser puxar uma arma, como foi feito ontem contra nosso policial, a gente tem o cemitério para oferecer a ele. Tem a justiça e tem o cemitério, o que não pode é um bandido puxar uma arma na rua e matar um policial ou matar uma pessoa inocente. Isso a gente não pode admitir. A decisão tá na mão dele. A gente espera, que como hoje, os dois tiveram juizo e não reagiram.

Sejamos leais uns com os outros, zelemos por todos. Da minha parte, continuarei cada vez mais com pique, dedicação, cuidado e lealdade para com todos, assim como tivesse cuidando de um filho, de um irmão.

Não aceito, não admito ver meus irmãos sendo enterrados novamente.

Deus nos abençoe!

TMJ! 🔪☠

André Costa

Secretário de Estado

SSPDS/CE

Deputado Federal Cabo Sabino responde ao Promotor de Justiça Marcus Renam


O Deputado Federal Cabo Sabino hoje pela manhã em pronunciamento por rede social fez críticas ao Promotor de Justiça Marcus Renan e lamentou as declarações do membro do MP. O deputado citou ainda sobre as mortes de 35 policiais ocorridas no Ceará durante o ano de 2016. Vejam no video acima.

Inspetor de Polícia Civil do Ceará é baleado dentro de Delegacia de Polícia em tentativa de resgate

                                    carro

Na manhã deste domingo um Policial Civil foi atingido por um disparo na axila direita durante ação de três marginais que tentavam resgatar um bandido preso no 20º DP bairro Acaracuzinho em Maracanaú. Durante a ação houve tiroteio e um dos meliantes morreu no interior de um veículo fiat pálio, ao lado do mesmo foi encontrado uma escopeta calibre 12. Os outros dois integrantes do trio conseguiram fugir.

Justiça ou Cemitério: Internautas opinam e lançam campanha em apoio ao Secretário de Segurança Pública do Ceará

            Delegado André Costa Secretário de Segurança                                                                                                                                                            
Repercutiu bastante nas redes sociais as declarações do Promotor de Justiça Marcus Renan o qual criticou o Secretário de Segurança pública André Costa recém empossado no cargo de secretário quando referido em entrevista a imprensa afirmou que bandido só teria duas opções "Justiça ou cemitério. Em redes sociais os internautas estão fazendo campanha apoiando o novo secretário de polícia que tem tido grande aceitação da população Cearense, a forma de trabalho do novo chefe de polícia tem sido alvo de vários elogios por parte da população, a forma como o mesmo lidera seus comandados tem chamado a atenção pois ele pessoalmente participa das operações dando assim maior confiança a seus subordinados.
A SEGUIR TRECHO DA DECLARAÇÃO DO PROMOTOR AO JORNAL O POVO
                                                               
Para Marcus Renan é temerário se estimular a caçada e a execução de suspeitos ou criminosos. Um risco de se aumentar mais a barbárie que Fortaleza e o resto de Estado está experimentando.
De acordo com o promotor, "se o Estado se iguala aos que violam os bens juridicamente tutelados, qual a diferença? Somos iguais a eles?". E continua: "Que mundo nós queremos construir? Qual tipo de sociedade planejamos? Vamos viver no inferno? Por que isso? Foi a intolerância ou o Estado social que permitiu aos povos civilizados viverem em relativa harmonia e com baixos índices de criminalidade? Foi matando "bandidos" ou provendo a inclusão social com mais escolas, saúde e lições de tolerância?", questiona Marcus Renan.

Policial Civil reage a assalto e lesiona bandido em Sobral Ceará



BANDIDO TENTA ASSALTAR POLICIAL CIVIL EM SOBRAL E SE DÁ MAL
Bandido tentou assaltar um inspetor da Polícia Civil e se deu mal. O fato aconteceu na noite desta sexta-feira (27), por volta das 20:30h, nas proximidades do antigo fórum.

O investigador caminhava pela calçada do antigo fórum, quando foi abordado pelo meliante, o policial ficou tranquilo, entregou seu celular para o assaltante, em seguida sacou a pistola e efetuou a prisão do ladrão. O Policial Civil solicitou apoio da PM, que compareceu local, e o bandido foi encaminhado para a Regional 24 horas para a realização dos procedimentos legais.
O acusado foi identificado como Francisco Douglas Alves Luna, 18 anos, residente no bairro Santa Casa.

Sobral 24h

Suspeito de envolvimento na morte de Cabo da PM é preso em Aquiraz Ceará

 A imagem pode conter: 1 pessoa, em pé e atividades ao ar livre

Policiais Militares conseguiram prender na manhã deste sábado um dos suspeitos envolvidos na morte do Cabo PM Arlindo, fato este ocorrido na rua Curitiba bairro Henrique Jorge em Fortaleza, na noite do dia 27 deste mês durante uma suposta tentativa de assalto. Segundo informações chegadas ao blog o elemento teria sido preso em uma pousada localizada na localidade de Prainha município de Aquiraz Ceará.



Dupla e presa após realizarem assalto no bairro Jockey Club em Fortaleza

Por volta de 16:00 horas de ontem policiais militares da FTA FORÇA TATICA DE APOIO, do 17o BPM foram acionados para uma ocorrência no bairro Jockey Club, durante as diligências realizadas os PMs conseguiram interceptarem uma dupla de assaltantes que haviam tomado de assalto o veículo de um cidadão nas proximidades de um Shopping alí existente a vítima de pronto reconheceu os bandidos sendo então o fato encaminhado para o 11 DP bairro Pan Americano onde os dois foram devidamente autuados em flagrante delito pelo crime de assalto.

Policial Militar é morto durante tentativa de assalto em Fortaleza






#LUTO #PM

Policial militar é assassinado no Henrique Jorge
Um policial militar foi assassinado no início da noite desta sexta-feira, 27, no bairro Henrique Jorge. Informações preliminares recebidas pelo coronel Marden Oliveira, comandante do 17º Batalhão da PM, apontam que o cabo Arlindo Arlindo da Silva Vieira Filho teria reagido a um assalto e foi morto a tiros.
Buscas são realizadas na região, mas, até o momento, nenhum suspeito foi preso, conforme o coronel. O titular da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social, delegado André Costa, participa da operação de busca dos criminosos, assim como o comandante-geral da PM, coronel Ronaldo Viana.
Nas últimas eleições municipais, o militar trabalhou como motorista do candidato a prefeito Capitão Wagner (PR). Em Washington (EUA), o deputado estadual fez um vídeo, divulgado em sua página no site Facebook, lamentando a perda do "amig
Em nota à imprensa, a SSPDS lamentou a morte, solidarizando-se com os familiares e prometendo que o caso "não ficará impune". Foi o primeiro policial assassinado neste ano no Ceará.

Cantor Beto Barbosa é conduzido à Delegacia de Polícia em Fortaleza


O cantor Beto Barbosa foi preso após se envolver em uma confusão em um supermercado, na manhã desta sexta-feira, 27, na Praia de Iracema. Ele foi levado ao 2º Distrito Policial após suposta agressão contra dois funcionários e desacato a policiais. Um segurança do estabelecimento, que teria discutido com o cantor, também foi prestar depoimento.

DEPUTADO FEDERAL CAPITÃO AUGUSTO PROMOVE PALESTRA SOBRE O PLP 257 QUE TRATA SOBRE A PREVIDÊNCIA E PEC 300


Obrigado Policiais Militares de Presidente Prudente e região pela calorosa recepção. Palestra sobre a Previdência dos Militares, PLP 257 da renegociação das dívidas do estado com a união, PEC 300 e outros projetos de interesse institucional. Estou a disposição de todos batalhões para prestar esses esclarecimentos, basta fazer contato e agendar nossa palestra.


MUDANÇAS NOS GRANDES COMANDOS DA POLICIA MILITAR DO CEARÁ

Resultado de imagem para TROPA PMCE

  Com assuncão do novo Coronel Comandante Geral da Polícia Militar do Ceará RONALDO MOTA VIANA, veio a ocorrer mudanças nos grandres comandos da policia militar do Ceará, ficando assim definido:

1- Comando de Policiamento da Capital - Coronel PM JOSÉ WILLAMAR LOBO GALVÃO,

2-  Comando de Policiamento do Interior Área Sul – CPI SUL,  Coronel PM FRANCISCO OTHON MOTA SOUTO

3-  Comandante do Batalhão de Polícia de Choque – BPCHOQUE, o Tenente Coronel QOPM CICERO HENRIQUE BEZERRA LOPES.

Ex prefeito de Quixadá Ceará teria desviado dinheiro para grupo criminoso

A imagem pode conter: 1 pessoa


O ex-prefeito de Quixadá, João Hudson Rodrigues Bezerra (PRB), conhecido como João da Sapataria, foi afastado das funções durante quatro meses, em setembro do ano passado, após a Polícia Civil encontrar documentos que comprovariam desvio de dinheiro público para uma quadrilha de empresários que foi indiciada pela morte de três PMs, em Quixadá. As informações são da titular da delegacia de Quixadá, delegada Ana Cláudia Nery, responsável pelo inquérito, que foi concluído e remetido à Justiça na sexta-feira, 20.





LEIA NA ÍNTEGRA... JORNAL O POVO

Ex-prefeito de Quixadá apontado como envolvido com quadrilha que matou três policiais militares


João da Sapataria implicado por conta de sua ligação com a quadrilha dos "Pipocas"

Bahia: PMs executados durante assalto a banco são sepultados



Policiais militares executados durante ataque de bandidos foram enterrados nesta terça-feira (Foto: Nino Moreira / TV Bahia)



Os policiais militares executados por bandidos após serem feitos reféns durante uma tentativa de assalto a banco no município de Bom Jesus da Lapa, na noite de domingo (22), foram enterrados sob comoção na manhã desta segunda-feira (24). O soldado Gilberto Lemos Silva Júnior foi enterrado no Cemitério do Parque Verde, em Bom Jesus da Lapa. Já Everton Oliveira de Santana foi enterrado em um povoado a cerca de 70 quilômetros da cidade. 

Policiais militares, amigos e parentes estiveram presente durante a cerimônia no Cemitério do Parque Verde. Como forma de homenagear as vítimas, a Polícia Militar (PM) fez um minuto de sirene com as viaturas. As buscas pelos criminosos continuam na manhã desta terça-feira (24), mas até por volta das 11h, ninguém havia sido preso. 

O policial baleado no ataque foi transferido para Salvador na segunda-feira (23). O paciente foi inicialmente removido por um avião do município de Bom Jesus da Lapa. Após pousar na capital, ele foi transportado até o Hospital Geral do Estado (HGE) por um dos helicópteros do Grupamento Aéreo da Polícia Militar da Bahia (Graer).

Buscas
Segundo a PM, foram intensificadas as buscas pelo bandidos. Diligências estão sendo feitas na região oeste da Bahia, com apoio de equipes de unidades especializadas e do serviço de inteligência e também do Graer.

Índice de evasão na Polícia Civil Cearense é impressionante

POLÍCIA CIVIL DO CEARÁ SOFRE COM ALTO ÍNDICE DE EVASÃO

A evasão de profissionais da Polícia Civil no Ceará está preocupando o Sindicato dos Policiais Civis de Carreira no Estado do Ceará (Sinpol). “A evasão na Polícia Civil é de quatro por semana”, afirma a vice-presidente, Ana Paula Cavalcante. Segundo ela, o principal motivo para o aumento de pedidos de exoneração do cargo é a insatisfação salarial.

De acordo com Ana Paula, desde 2013, cerca de 600 a 700 policiais deixaram a corporação em busca de melhores posições. Apesar de ratificar que saídas são normais, destaca que o nível está alto. “Houve um concurso para inspetores em 2013, deveríamos ter, desse concurso, 1.400 inspetores. Passado quatro anos, temos de 500 a 600, é uma evasão muito grande”, salientou.

Ainda segundo a vice-presidente, a saída é maior entre os inspetores e escrivães, que conforme alega, “tem a pior média salarial no Nordeste”. Quanto aos delegados, a evasão não é significativa, uma vez que o salário é melhor. No entanto, a preocupação ocorre porque os profissionais cearenses são qualificados e recebem treinamento rigoroso, mas acabam realizando novos concursos para a polícia de estados vizinhos. “Perdemos mais policiais para a policia do Piauí, que paga o dobro que aqui. É uma peneira muito grande para entrar, eles são treinados e preparados aqui. Recebemos pessoas qualificadas, mas que com pouco tempo se desestimulam. Então, são treinados aqui e vão para polícias de outros estados proteger cidadãos de lá”, lamenta.

Em nota, a Polícia Civil do Estado do Ceará informou ao jornal O Estado que, atualmente, o efetivo da corporação conta com 3.101 profissionais, entre delegados, inspetores e escrivães. Segundo a nota, do início de 2016 até o ultimo dia 19 de janeiro, 24 profissionais aposentaram-se e 46 policiais solicitaram exoneração. “No total, 70 agentes de segurança deixaram suas funções, o que correspondem a 2,25% do efetivo atual da Polícia Civil”, diz a nota.

Reforço

Segundo avalia Ana Paula, as novas nomeações decorrentes do último concurso público, em 2015, não suprem os que saíram. “Estão entrando não para reforçar o efetivo e sim para repor”, afirmou. No início do mês de dezembro, o Governo do Ceará nomeou mais 255 policiais civis, sendo 65 delegados, 105 escrivães e 85 inspetores. Eles foram a segunda turma chamada dos 703 candidatos aprovados no concurso de 2015.

A previsão é de que a terceira turma seja nomeada no primeiro trimestre de 2017. “Uma terceira turma seria chamada, mas, antes de tudo, precisa ser resolvida a questão salarial. Os que entram não suprem os que estão saindo, porque a evasão é muito grande. A pessoa não tem reconhecimento na questão salarial e os que ficam trabalham desestimulados, e com razão”, disse. “A gente espera que o Governo finalize as negociações. O novo delegado geral assumiu e queremos uma sinalização e, finalmente, finalizar essa fase ruim. Queremos trabalhar, mas precisamos que o Estado valorize esse profissional”, finalizou Ana Paula.

Greve
No segundo semestre de 2016, os policiais civis do Ceará realizaram duas greves em menos de dois meses. O ato já pedia por melhores condições salariais e de trabalho.

FONTE: JORNAL O ESTADO.


Alcaçuz RN: Presos fazem “churrasco” com corpos de inimigos em presídio de RN

Agência Brasil teve acesso a dois vídeos em que presos da penitenciária de Alcaçuz, no Rio Grande do Norte, dizem estar queimando partes de corpos humanos em fogueiras para consumo com os rivais. O governo reconhece que as imagens foram feitas no presídio, mas afirma que não tem registro desse tipo de crime, apesar de denúncias informais de canibalismo feitas por familiares de detentos à imprensa.
A penitenciária vive uma guerra entre duas facções rivais desde o dia 14 de janeiro, quando pelo menos 26 presos foram assassinados brutalmente e boa parte da penitenciária passou a ser controlada pelos detentos. Até agora, as forças policiais controlam a área externa de Alcaçuz e fazem intervenções pontuais no local para realizar buscas por corpos e construir um muro de contêineres que separa os pavilhões controlados pelos grupos rivais.
Em um dos vídeos, um preso aparece queimando pedaços de carnes e pele que eles dizem na imagem ser de corpo humano, espetadas em um vergalhão. Um deles avisa: “Churrasco de PCC”. Em seguida, a câmera se volta aos detentos, que não têm receio de mostrar o rosto. Eles informam que são do Pavilhão 2, controlado pelo Sindicato do Crime do RN, e estão vingando mortes ocorridas no Pavilhão 4, supostamente cometidas por integrantes do Primeiro Comando da Capital (PCC). Eles parecem se dirigir diretamente aos rivais, enviando recados de vinganças e retaliação.
Em outro vídeo, um antebraço é colocado no espeto enquanto um preso narra os acontecimentos: “estamos aqui em mais um dia de guerra na penitenciária de Alcaçuz”, começa a narração, enquanto outros espetam a carne com facões. Ao fundo, dezenas de detentos se aproximam e o que parece ser um corpo mutilado é arrastado, amarrado com um lençol. “Vai tocar fogo agora. Essa é a realidade”, volta a dizer o narrador.

Batalhão de divisas PMCe uma tropa insatisfeita




BTL de Divisas.


Criado no início do Governo de Camilo Santana o BTL de Divisas hoje é o BTL dos policiais insatisfeitos.

No projeto inicial o Batalhão seria o 2° Batalhão de Choque juntamente com o COTAR, mas para evitar gastos os governo resolveu colocar o Batalhão dentro de outro batalhão, ou seja, no BPRE. Com isso, evitaria gastos já que o Batalhão de Choque é remunerado com uma gratificação que gira em torno de R$1.200,00.
Já na PRE os gastos diminuem bastante já que as  diárias e passagens para viagens são pagas pelo DETRAN que é uma autarquia do Estado.
Outro fato que nos chama atenção é que o Governo também não teve nenhum gasto com viaturas, armamentos e fardamentos, já que as viaturas foram reaproveitadas do antigo projeto do Governo anterior;  o PROCIDADANIA, o fardamento foi improvisado através de japonas e o armamento foi ressuscitado da carga do Batalhão de Choque os antigos MD2; que ninguém nem sabe se funciona.
Falando em armamento os MTs foram tiradas das viaturas para ser empregadas nas viaturas da PRE.

Hoje, o BTL de Divisas está com a pior escala da Polícia Militar do Ceará, pois os polícias trabalham 8 dias para folgar apenas 6 dias e recebem diárias de R$61,00 que mal dar para alimentar -se.

Outro ponto neste batalhão é hoje tem o efetivo de 220 homens sendo que 120 são empregados em 15 viaturas na Divisas do Estado e os outros 100 são empregados na pior escala da PRE: 6×1 em blitz de 6h.
Sendo esses 100 PMs que "sobram" poderiam melhorar a escala para 5x10, já que há  1 ano o comando promete melhorar.


Outro ponto que torna esse BTL como o BTL dos Insatisfeitos é que os oficiais concorrem à escala de 3 dias de serviço e depois folgam 6 dias.
Isso faz com que o oficial sugue muito da tropa, pois ele vai folgar 6 dias. Isso também torna o serviço muito cansativo pois eles não passam os mesmo 8 dias do demais policiais já que o QTS chama das 16h às 3h e fica muito difícil manter o padrão nos 8 dias.

SUBTENENTE GONZAGA FORMALIZA EMENDAS À PEC DA PREVIDÊNCIA

Consciente de que a reforma da previdência ainda requer cuidado e extrema atenção, pois além do texto que ainda é prejudicial aos Militares, o Congresso pode reinserir o que já foi retirado pelo presidente Michel Temer, o Deputado Federal Subtenente Gonzaga formalizou quatro Emendas à PEC 287/2016, com objetivo de manter o texto atual da Constituição.
Em relação aos militares, segundo o deputado, as emendas retomam atual o texto da Constituição Federal com os seguintes objetivos:
*Manter o previsto no § 20 do artigo 40 para garantir a existência e autonomia do regime próprio de Previdência dos Militares e, por consequência, do IPSM.
*Da forma como está no texto da PEC 287/2016 fica proibido a existência de dois regimes e, ainda, a existência de mais de um gestor desse regime, que é o IPSM.
De acordo com Subtenente Gonzaga, outra emenda visa garantir que de fato, como foi prometido pelo Presidente Temer, que o texto da PEC 287/2016 exclua toda e qualquer regra de aposentadoria para os militares, constante no artigo 40., como a proporcionalidade no caso de invalidez e acúmulo de pensão e proventos.
“Não podemos acomodar. A reforma da previdência está sendo imposta por forças poderosas do mercado, que querem dinheiro para o custeio da dívida e financiar projetos da iniciativa privada. Os militares não podem cair no canto da sereia e baixar a guarda. Temos que ser vigilantes. Uma vigilância ativa, pressionando permanentemente os governos estaduais e o presidente da República. Não temos instrumentos mais eficaz do que a governabilidade da qual somos fiador. Apresentar é um instrumento necessário, mas a articulação, a disposição de enfrentar, com todas as consequências, os governos estaduais e o federal, é que irá garantir os resultados que buscamos", afirma Subtenente Gonzaga.
O deputado tambem prevê que os próximos três meses serão decisivos para consolidar a total retirada dos militares do texto da PEC, pois terá um grande esforço do governo na Comissão Especial para aprovar a mesma.
#semlutanaohaconquista

GATE DESATIVA CINTO-BOMBA USADO EM CRIANÇA NA CAUCAIA

CAUCAIA, CE, BRASIL, 18-01-2017 :Bombas que foram amarradas ao corpo de criança.Gate desarma cinturao de bomba colocada em criança durante assalto a fazenda Bom Jesus no Garrote. (Foto:fonte da policia)

O Grupo de Ações Táticas Especiais (Gate), do Batalhão de Choque (BPChoque), desativou um cinto-bomba que foi colocado em criança de 12 anos, durante roubo a uma fazenda nas proximidades do Garrote, em Caucaia. O roubo aconteceu ontem (18), cerca de 20 pessoas foram feitas de refém. Um homem foi preso.

Segundo um funcionário da fazenda, por volta das 9 horas, cinco homens armados invadiram o quarto onde ele e outro funcionário dormiam. Ele relata que foi obrigado a se deitar com os braços para trás. Os criminosos o amarraram e o levaram para uma área da fazenda onde outros empregados estavam presos. Ele explica que, a todo instante, os homens perguntavam por dinheiro e pela família proprietária da fazenda.

O grupo, então, colocou um cinto com artefatos explosivos na criança. Eles disseram que, a qualquer movimento da família, acionaria a bomba. Outras quatro crianças estavam na casa durante a ação criminosa.

No ato da fuga dos bandidos, que fugiam com joias, dinheiro e televisores, policiais militares os renderam. Houve troca de tiros. Alguns bandidos conseguiram fugir do local. R$ 6 mil e os pertences foram recuperados

Cabo PM é baleado na guarita da CPPL 3 em Itaitinga Ceará

Por volta de 3 horas da manhã de hoje o Cabo PM FONTENELE foi atingido por vários disparos quando o mesmo se encontrava de serviço de Guarda em uma guarita na CPPL 3 penitenciária esta que fica em Itaitinga região metropolitana de Fortaleza. O PM foi socorrido para o hospital IJF e passa bem. Informações dão conta de uma tentativa de resgate de presos, durante o tiroteio um dos bandidos teria sido baleado. Guarnições do BPCHOQUE foram acionadas e encontraram no local munições de fuzil 7,62.

Dep. Federal Cabo Sabino retira PL 5867/2016 de pauta


Boa tarde, pessoal! Fui eleito para trabalhar pelo povo e, por isso, atendendo as várias solicitações, grande parte movida pelas redes sociais, e como tenho grande respeito aos que me confiaram esse mandato, estamos retirando o Projeto de Lei 5.867/2016, que tira os militares estaduais do art. 13 do Código Penal Militar. Foi uma matéria proposta em conjunto com as associações, no entanto, ganhou um olhar diferente pela tropa. Em breve, estarei discutindo com as entidades representativas, novos projetos para o ano de 2017, sempre na busca pelas melhorias da categoria. Desejo sempre contar com a opinião de todos vocês! Não posso deixar de agradecer as instituições e amigos que me apoiaram. Quero reforçar que o mandato está à disposição de todos!

FONTE PAGINA OFICIAL CABO SABINO 


Forquilha CE: Após sepultamento corpo de criança é encontrado com sinais de abuso

Uma informação, no mínimo assustadora, chamou a atenção da Polícia Civil, em Sobral, no Norte do Estado. O caso se deu no distrito de Várzea da Cobra, em Forquilha, município localizado a cerca de 15 quilômetros de Sobral. A criança, de 10 anos, afogou-se no balneário Piscina da Rasteira, sertão de Forquilha, no último domingo,15. O corpo foi velado no mesmo dia, e a adolescente foi enterrada na segunda-feira, dia 16.

Violação

Ao visitar, na manhã desta terça-feira, 17, o cemitério onde a criança foi sepultada, familiares encontraram o caixão exposto e o corpo com sinais de violação, segundo a Polícia, que foi acionada, e uma equipe se dirigiu ao distrito para iniciar os primeiros trabalhos de investigação. A notícia assustou os moradores do pequena localidade.

Perícia

O corpo foi levado ao Instituto Médico Legal, em Sobral, para exames periciais complementares. De acordo com delegado da Polícia Civil, Otávio Coutinho, “até agora, sabemos que o corpo aparenta sinais de violação sexual, mas necessitamos de provas, que apenas os exames periciais nos trarão. A partir daí, daremos continuidade à investigação”, disse.

Acidente com ultraleve em Camocim Ceará

Garotinha de apenas sete anos que dormia no apartamento de cima escapou por milagre de Deus

Um pequeno avião caiu por volta das 06h20 desta quarta-feira, 18, na RuaBenjamim Constant, bairro Cruzeiro, aqui em Camocim. Segundo informes colhidas pela polícia, havia poucos minutos que a aeronave tinha decolado do aeroporto Pinto Martins em Camocim e veio a cair, atingindo a lateral de uma casa na dita rua. A aeronave é um Ultraleve fechado de aviação experimental com motor Bombardier de 65 hp.
Ainda de acordo com as informações, o avião pertence a um médico que trabalha aqui em Camocim. O piloto da aeronave foi identificado como Francisco Aurílio de Lima Firmino, 46 anos, natural e residente em Fortaleza, no Conjunto Ceará, era o responsável pela manutenção da aeronave.  O tripulante foi identificado como Manoel Alves de Sousa, 52 anos, residente na Fazenda da Volta, em Uruoca.
Não se sabe ainda o que teria motivado a queda do avião, se falha mecânica, do piloto ou das condições do clima.
Quando caiu, a aeronave colidiu na lateral de uma casa e no local dormia uma criança de apenas sete anos. O que salvou a vida da criança foi uma coluna de concreto existente na parede e um guarda-roupas, ambos serviram de proteção. A criança sofreu apenas um pequeno arranhão no rosto, nada sério, e juntamente com seus pais foi levada para a DPC para prestar esclarecimento sobre o que presenciaram.
Piloto e tripulante foram socorridos para o HDMA onde receberam os primeiros atendimentos e foram imediatamente transferidos para Sobral em estado grave.
A Polícia Militar esteve no local e deu apoio aos procedimentos. Outra equipe da Polícia Civil compareceu ao local para realizar os procedimentos de sua competência. A Pefoce foi acionada mais um dos peritos teria dito que não seria enviada equipes para o local, já que o caso é de responsabilidade da ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil).
Uma equipe do Corpo de Bombeiros de Sobral chegou por volta das 08h50 em Camocim e também se deslocou para o local onde a aeronave caiu, pois havia um vazamento de combustível.


Sem salários, PMs do RJ não têm dinheiro para ir a batalhão

Com o salário de dezembro ainda pendente, policiais militares do Rio de Janeiro não têm mais como pagar o meio de transporte para chegar ao trabalho. Aflitos, policiais do 12º BPM (Niterói), chegaram ao limite e informaram ao comandante da unidade, coronel Márcio Oliveira Rocha, que precisam de uma solução. Das duas, uma: ou a corporação oferece veículos para levá-los ao batalhão, ou eles serão designados para trabalhar em uma unidade mais próxima.


Comandante do 12º BPM (Niterói) disse que recebeu comunicações de subordinados. Uma PM de Maricá deixará de trabalhar na unidade.
FONTE: G1 RJ

SAIU EDITAL PARA INGRESSO DE MILITARES TEMPORÁRIOS NA FORÇA NACIONAL

 Resultado de imagem para FORÇA NACIONAL Força Nacional Edital de INGRESSO – Saiu o EDITAL para INGRESSO de MILITARES das Forças ARMADAS (TEMPORÁRIOS) na FORÇA NACIONAL
Resumo do EDITAL Nº 4, DE 12 DE JANEIRO DE 2017 PROCESSO SELETIVO DE MILITARES DA UNIÃO, QUE PRESTARAM SERVIÇOS TEMPORÁRIOS
A FORÇA NACIONAL OPTOU POR TRÊS EDITAIS DIFERENTES. O Primeiro convoca ex-policiais civis, o segundo convoca servidores civis aposentados e o terceiro MILITARES que prestaram serviço TEMPORÁRIO NAS FORÇAS ARMADAS. Cada um deles abre oportunidade para categorias diferentes. Contudo, não foram abertas inscrições para MILITARES de carreira das Forças Armadas – mesmo com a previsão regulamentada pela NOVA NORMA. Também não foram abertas novas inscrições para militares estaduais.
O Ministério da Justiça não falou ainda sobre o assunto e embora a norma preveja a contratação de militares de carreira na reserva no momento estes não foram ainda contemplados.
A Medida Provisória nº. 755, de 19 de dezembro de 2016, alterou a Lei nº 11.473, para permitir que policiais civis aposentados da União, militares inativos e policiais civis aposentados dos Estados e do Distrito Federal, além de militares da União que tenham prestado serviços em caráter temporário também possam, em caráter excepcional, atuar na Força Nacional de Segurança Pública, desde que a aposentadoria ou passagem para a inatividade tenha ocorrido há menos de 05 (cinco) anos e tenha sido exclusivamente por tempo de serviço.
O Diretor do Departamento da Força Nacional de Segurança Pública, no uso de suas atribuições legais, e considerando o disposto no art. 5º da Lei nº 11.473, de 10 de maio de 2007, com as alterações da Medida Provisória nº 755, de 19 de dezembro de 2016, torna pública a abertura de processo seletivo de militares da União que prestaram serviços temporários, para atuação na Força Nacional de Segurança Pública, na condição de colaboradores voluntários.
DAS CONDIÇÕES DE INSCRIÇÃO 2.1 São condições de inscrição no processo de seleção:
I – Ser militar da União que tenha prestado serviços temporários;
II – Ter deixado o serviço ativo há menos de 05 (cinco) anos;
III – Não ter sido licenciado por anulação de incorporação ou desincorporação, deserção, extravio, por conveniência do serviço público, ou a bem da disciplina;
IV – Não ter sido condenado e não estar respondendo a processo criminal, na justiça federal, estadual, eleitoral e militar;
V – Não estar, na instituição de origem, respondendo a processo administrativo e não ter sido punido por infração disciplinar de natureza grave nos últimos 05 (cinco) anos de serviço;
VI – Possuir, no mínimo, 05 (cinco) anos de experiência em atividade operacional de defesa;
VII – Ser portador de Carteira Nacional de Habilitação, no mínimo, na categoria B, com validade superior a 06(seis) meses na data da inscrição.
2.2. As inscrições deverão ser feitas diretamente no sistema intranet do Departamento da Força Nacional de Segurança Pública, que poderá ser acessado por meio do link .  
2.3 No ato da inscrição, o interessado deverá preencher declaração "on line" de que atende às condições de inscrição previstas no item
2.1, comprometendo-se a apresentar os documentos comprobatórios após aprovação nos exames de seleção. 2.4 A falta de preenchimento da declaração mencionada implicará na não aceitação da inscrição.
O edital pode ser acessado no link a seguir: EDITAL PARA A FORÇA NACIONAL MILITARES TEMPORÁRIOS
As inscrições podem ser realizadas nesse LINK – INSCRIÇÕES PARA A FORÇA NACIONAL
Revista Sociedade Militar

Dia 21 PM Cearense reiniciará operação tolerância zero

.

   Encontro dos militares estaduais deliberam por Operação Tolerância Zero.

Na manhã deste sábado (14), as associações de policiais e bombeiros militares do Estado do Ceará, promoveram na Quadra do Colégio do Tiradentes, um café da manhã para avaliar os últimos acontecimentos referentes à Segurança Pública do Estado do Ceará. O objetivo foi traçar estratégias de novas ações para tentar uma abertura de diálogo com o Governo. Ficou deflagrada a operação Tolerância Zero para o dia 21 de Janeiro. A operação consiste em coibir qualquer tipo de infração penal.
O encontro contou com as presenças dos representantes da Aspramece, o conselheiro Evaldo Nascimento; da APS, da ASSOF e da ACSMCE, além  dos deputados estadual Capitão Wagner e federal Cabo Sabino.

Pautas reivindicatórias:
- Viaturas;
- Equipamentos (EPIs);
- Armamentos (letal e semi-letal);
- Valorização do profissional;
- Melhoria salarial (tabela das associações).

#Aspramece #Polícia #Bombeiro #Militar #Ceará #TolerânciaZero #Associação #SegurançaPública

PL 5867 GERA POLÊMICA E DIRETORES DA APS PRESTAM ESCLARECIMENTOS


ATENÇÃO!
ESCLARECIMENTOS DA APS SOBRE O PROJETO 5867/2016 DO DEPUTADO FEDERAL CABO SABINO 

> Perda do porte de arma? 

Porte de arma dos militares estaduais é regulado pela lei de 10.826/2003 (Estatuto do Desarmamento), não sofrendo nenhuma influência da lei 1.001/69 Código Penal Militar, desta forma o direito ao porte de arma será mantido pelo militar da reserva ou reformado.

> Prisão Militar?

A prisão do Militar Estadual está prevista na Lei. 13729/06 (Estatuto dos Militares Estaduais do Ceará) que prevê em seu artigo 68, III – Cumprimento de pena de prisão ou detenção, mesmo após o transito em julgado da sentença, somente em organização militar da corporação a que pertence, e cujo o comandante, chefe ou diretor tenha precedência hierárquica sobre o militar. Ou seja, como o estatuto não está sendo revogado, os policiais e bombeiros militares permanecem com direito a prisão diferenciada. Não existindo dispositivo no código penal militar que regulamente a prisão do militar em estabelecimento penal diferenciado.

> Prerrogativa dos Militares?

Todas as prerrogativas dos militares estaduais permanecem intactas, pois de nenhuma forma foi alterado ou revogados os Arts. 69 a 76 da Lei. 13729/06 (Estatuto dos Militares Estaduais do Ceará). Desta forma não deve se falar em perda de prerrogativas. 

Policiamento Patrimonial?

Tal policiamento está previsto no Art. 186 da Lei. 13729/06 (Estatuto dos Militares Estaduais do Ceará). O policiamento patrimonial encontra-se em serviço ativo, ou seja, permanece sujeito as tenazes do Código Penal Militar. O policial revertido para o serviço ativo contém todas as obrigações, deveres, direitos e prerrogativas dos demais militares exceto quanto a promoção os quais não concorrem.

Passemos a analisar o que dispõe o Art. 13 do Código Penal Militar: este afirma que “o militar da reserva, ou reformado, conserva as responsabilidades e prerrogativas dos posto ou graduação, para o efeito da aplicação da lei penal militar, quando pratica ou contra ele é praticado crime militar”.

No primeiro momento, percebe-se que o militar ao cometer um crime militar, encontra-se ele na ativa, reserva ou reforma, este irá conservar as responsabilidades e prerrogativas de seu posto ou graduação. 

Em segundo momento temos o seguinte trecho: “...para o efeito da aplicação da lei penal militar, quando pratica ou contra ele é praticado crime militar”.

Desta forma, ao ser inserido o paragrafo único no presente artigo afirmando que os militares da reserva e reforma estaduais não estão sujeitos ao que dispõe a redação do art. 13 do CPM, automaticamente esta classe de militares não se enquadra mais nos crimes militares, estando sujeitos apenas ao Código Penal Brasileiro, isentando-se assim de possíveis abusos. Como exemplo do abuso sofrido pelo deputado estadual Capitão Wagner que, ao denunciar o governo respondeu pelo crime de publicação ou crítica indevida do Art. 166 do CPM, mesmo encontrando-se na reserva remunerada por ter assumido cargo eletivo. 

Vale ressaltar que a Lei 13.407/2003 (Código Disciplinar dos Militares Estaduais) em seu Art. 2º, excluiu os militares reformados, os militares ocupantes de cargos eletivos e os cargos civis públicos não eletivos e os magistrados da justiça militar. Desta forma, tendo em vista a data da elaboração do Código Penal Militar (1969) o projeto de Lei 5867/2016 visa adequar ao princípio da dignidade da pessoa humana.