Mais um PM pratica suicídio no Ceará fato ocorrido na Parangaba


Em Fortaleza, no bairro Parangaba, um policial militar tirou sua própria vida através de enforcamento, varias viaturas da PM e do Serviço de Atendimento Médico de Urgência (SAMU) foram ao local, porém não foi possível evitar que o policial perdesse a vida. Com essa morte o estado acumula, assustadores, cinco suicídios nesses primeiros 75 dias do ano de 2019.
Diante disso pode-se observar que a tropa de militares estaduais do Ceará encontra-se doente e necessita de ajuda e apoio. O policial militar está todos os dias exposto a todas as mazelas da nossa sociedade e tem que manter uma postura de estabilidade, pois espera-se dele a resolução dos problemas daquela sociedade também doente.
Os militares não tem direitos básicos, tais como carga horária definida, adicionais noturno ou por insalubridade, a greve nem tampouco lutar por direitos iguais aos outros cidadãos, muitas vezes os policiais são tratados como uma subcategoria, influenciando assim para seu adoecimento.

Mas existem 2 fatores que dificultam ao militar a busca de ajuda psicológica: a primeira é que espera-se do policial a força e postura de um super himano que está acima de todos os problemas (diz-se em quartéis que “o militar está acima do tempo”) e o segundo motivo, que se verifica na tropa cearense, é que o policial que busca apoio de um especialista é tratado como uma pessoa que está de corpo mole e não quer trabalhar por desídia.
Apesar dessa categoria ter assegurada em seu estatuto o direito a atendimento psicossocial, o governo do estado do Ceará não cria um programa, ou alguma ferramenta, que atenda a esse profissional que cuida do bem estar social e tem seu mister como ‘Servir e Proteger’.

FONTE: MBL

Casos de suicídios de PMs ocorridos desde janeiro 2019:

1 - Capitão da guarda do Palácio 
2 - Cabo da 5a Cia do 5o BPM 
3 - SOLDADO Raio Camocim 
4- Sargento batalhão de eventos fato ocorrido em Paracurú 
5- Soldado Almeida ocorrido em Parangaba


0 comentários :

Postar um comentário