Uso da PM em eventos privados gera críticas

O show do cantor britânico Elton John não foi assunto somente entre os amantes de sua música. Durante sessão ordinária na Assembleia Legislativa, ontem (26/02), alguns deputados criticaram o uso de parte do efetivo da Polícia Militar (PM) para garantir o evento ocorrido na noite passada. O deputado Fernando Hugo (SDD), por exemplo, reclamou do deslocamento dos agentes de áreas mais necessitadas de policiamento e também defendeu que esses policiais deveriam receber um bônus pelo serviço.
De acordo com o parlamentar, o serviço de segurança não deveria ter sido cedido de forma gratuita, visto que se trata de um evento privado. “Os policiais não receberão nada pela prestação desse serviço”, disse Hugo salientando ainda que o show privado rendeu muitos dividendos aos seus organizadores, enquanto os servidores públicos não terão nenhum benefício.
O deputado Ely Aguiar (PSDC) também estranhou o ocorrido e disse que a Segurança no Ceará é um “verdadeiro samba do crioulo doido”. Segundo ele, não há qualquer interesse para defender a população. “Como é que se faz um evento privado e a Polícia toda é deslocada para o show do Elton John? Ele (cantor), segundo disse o deputado, chegou a fazer até exigência de que a temperatura do local seja de 16 graus”, lamentou o parlamentar. Ely defendeu ainda que a segurança do ambiente fosse feita por equipes privadas e não pela Polícia Militar.
Planejamento
Fernando Hugo também ressaltou que o elemento gerador do encontro é particular e lucrativo, mesmo que haja aglomeração de pessoas no evento. O petista Professor Pinheiro (PT), defensor da presença policial em eventos privados, lembrou do episódio do jogo entre Atlético Paranaense e Vasco, onde o Ministério Público (MP) destacou que o evento esportivo era privado, e que, portanto não seria necessário o acompanhamento da Polícia Militar. A situação culminou na briga entre torcedores sem a presença do efetivo policial.
“Eu concordo que o privado deva ser separado do público, mas temos que ver como fazer isso. Uma multidão de 50 mil pessoas quando sai para as ruas, com quem ficará a competência de fazer a defesa das pessoas?”, questionou o deputado Welington Landim (PROS). Já Dedé Teixeira (PT) defendeu a segurança dada pela Polícia nos eventos com grande público, e citou que, caso o Papa Francisco viesse ao Castelão a segurança seria a mesma dada pela Polícia Militar.
Ely Aguiar disse que não é contra a presença da Polícia no local do evento, mas do deslocamento dos agentes para o evento, deixando outras áreas sem o apoio necessário. Osmar Baquit ressaltou que há todo um planejamento e estudos das áreas, não é apenas deslocar o policiamento para deixar as áreas vulneráveis e esvaziadas da segurança.
Sambódromo
“Então neste caso, tem que acabar o Fortal, acabar o Carnaval do Rio de Janeiro porque tudo aquilo é pago. Qual o problema? Tanto faz ser o Elton John quanto o Carnaval do Sambódromo, porque ali as pessoas ganham dinheiro, e muito dinheiro”, apontou Osmar Baquit. “O evento interno é coberto pelos seguranças privados, o policial presta a segurança do lado de fora”, disse.
Já Tin Gomes (PHS) afirmou que o show do Elton John não tem qualquer diferença dos jogos esportivos que acontecem no estádio. Segundo ele, a única diferença, na verdade, é que o show internacional trará muito mais benefícios do que o jogo de futebol. “Vamos discutir outra coisa que é melhor”, reclamou.
O deputado Mauro Filho (PROS) também subiu à tribuna para fazer a defesa do evento privado com o acompanhamento da Polícia Militar. Segundo ele, a Arena Castelão é um bem público, mas construído através de uma Parceria Público Privada (PPP), afirmando que o gerenciamento do equipamento é feito por uma empresa privada, a Arena Estádios.
Manutenção
“Ao longo de 15 anos, essa empresa que gerenciará a Arena cearense. Ela fará ao longo de 15 anos a manutenção desse projeto. Este custo de fazer o gerenciamento, essa receita não é exclusiva do setor privado”, disse ele, lembrando metade do que é arrecadado nos shows vai para o gerenciador do Castelão e a outra para o Estado.
Ele afirmou ainda que toda a responsabilidade de manutenção do equipamento é da empresa, salientando também que da receita que ela recebe, o Estado vai abatendo dos eventos que são feitos. Fernando Hugo, ainda descontente com as explicações, disse que o seu questionamento não levava em conta quem vai receber os recursos do evento musical, mas sobre o fato de parte do contingente da Polícia ser deslocada para um show ao invés de ir prestar serviços à população.
Ele reclamou também que os policiais não receberão adicionais por serem deslocados para tal evento. “Não é o Estado quem está cobrando, é o privado. Não dá para comparar um evento desses com os jogos de futebol e os eventos religiosos que estão aí a dezenas e dezenas de anos”, disse Hugo. Mauro Filho, por outro lado, afirmou que o Governo vai receber metade do que será destinado para o show de Elton John.
Fonte: Diário do Nordeste

0 comentários :

Postar um comentário