Sindicato dos policiais civis faz ato na Delegacia da Mulher, em Fortaleza

Delegacia é a terceira a receber ato de policiais civis.
Sindicato protesta contra a falta de pessoal, estrutura inadequada

 

Policiais civis fazem ato em frente à delegacia da Mulher na manhã deste sábado (29), na Rua Manuelito Moreira, no Bairro Benfica. Segundo o Sindicato dos Policiais Civis de Carreira do Estado do Ceará (Sinpol-CE), o atendimento na unidade será mantido.
A delegacia foi escolhida após divulgação de levantamento do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), órgão do governo, mostrando que 58,5% dos entrevistados acham que o comportamento feminino influencia no estupro. “O Sinpol-CE é contra este tipo de opinião, onde a sociedade transforma a vítima em culpada”, afirma o presidente do Sindicato, Gustavo Simplício. Segundo dados do sindicato, em 2013, foram registrados 1.832 casos de estupros no Ceará. A operação denominada Heredia faz referência ao sobrenome do colombiano Marco Antônio Heredia que em 1983 tentou matar a esposa, Maria da Penha, com um tiro enquanto ela dormia.


O sindicato protesta contra a falta de pessoal, estrutura inadequada e pelo fato de que a unidade é a única de atendimento especializado à mulher na capital. "A delegacia não funciona nos feriados e, nos fins de semana, atende com policiais que fazem serviço extraordinário, recebendo R$ 6,7 por hora e atrasados, a cada três meses'', diz o presidente do Sinpol-CE.
O protesto faz parte do movimento Polícia Legal e, segundo sindicato, pretende alertar a sociedade para os problemas enfrentados pela Polícia civil. As ações foram definidas pela categoria em assembleia no dia 17 de março. A delegacia da Mulher é a terceira a receber o ato. A primeira, no dia 20 de março, foi na delegacia de Capturas, no Centro. A operação denominada Barriga de Aluguel fez referência aos presos que são mantidos em delegacias. A segunda ação, chamada Elefante Branco, foi realizada no dia 23 de março, na Divisão de Homicídios, no bairro de Fátima, como forma de alertar para o problema da falta de investigação.

FONTE: G1 CE

 

0 comentários :

Postar um comentário