Grande Bom Jardim: Movimento pede fim da violência

Image-0-Artigo-1599267-1
Com o objetivo de chamar a atenção pública para a violência contra a juventude e principalmente da periferia, ocorreu na tarde de ontem a Caravana contra a Violência e o extermínio da juventude pobre e negra. A concentração aconteceu na Praça da Juventude na Granja Portugal, na Rua Emílio de Menezes. A caminhada seguiu até a Praça de Santa Cecília, na Granja Lisboa.
Outros pontos de reivindicação como fortalecimento das atividades e da programação do Centro Cultural Bom Jardim, entrega da Praça da Juventude da Granja Portugal e do miniestádio e o fim da violência policial e abordagens constrangedoras.
De acordo com dados da Prefeitura de Fortaleza e do governo do Estado, em 2013 forram assassinadas 2.754 pessoas na região metropolitana, 1.998 somente na Capital.
Mais da metade dos homicídios são de jovens entre 15 e 24 anos e 90% correspondem ao sexo masculino, como destaca o Mapa da Violência 2013, com informações até 2011. Somente no Grande Bom Jardim, de 2007 a 2012, 500 jovens foram assassinados.
O evento foi organizado por instituições que compõem a rede territorial do Grande Bom Jardim (Rede Delis) e conta com apoio de diversas escolas e organizações não governamentais (ONGs).
Segundo Caio Feitosa membro da comissão de organização do evento o intuito procurou motivar o maior número de pessoas. "Fomos nas escolas realizar rodas de conversa com os estudantes para mostramos que essa realidade pode mudar, mas que é preciso chamar atenção pública", relata.
Paz
O estudante Lucas Silva Sá, 16, conta ter participado da caminhada para disseminar a paz. "A gente está aqui, primeiramente, para promover a paz. Os jovens são os que mais matam e os que mais morrem e isso precisa parar. Quero que nos enxerguem, por isso estou lutando", diz.
A também estudante Maira Nascimento Alves, 17, reivindicou mais segurança. "Vim dar ajuda ao movimento. Apesar de não morar no Bom Jardim, eu estudo aqui e por isso quero mais paz e segurança", afirma.

0 comentários :

Postar um comentário