Fortaleza: Acusado de matar PM confessa ter roubado mais de 20 carros

Em depoimento dado à Polícia, o jovem de 17 anos confessou ter atirado no policial e revelou série de crimes

 d



O adolescente de 17 anos, que confessa ter matado o soldado da Polícia Militar Paulo Henrique Farias Nobre, na última terça-feira (20), no Conjunto Ceará, confessou também à Polícia já ter roubado mais de 20 carros. O jovem detalhou, em depoimento, que escolhe carros novos e aguarda a distração das vítimas que aborda.

De acordo com o delegado titular do 12º DP (Conjunto Ceará), José Lira Ximenes, que presidiu as investigações do assassinato do soldado PM, o adolescente escolhe as vítimas que ataca. Entretanto, no caso do policial, a ação não teria sido premeditada, mas ocasional.

"O adolescente confessou já ter roubado mais de 20 carros. Ele disse que a procura é por carros que as placas sejam iniciadas pela letra 'O', porque são novos. Ele disse também que aborda as vítimas em um momento de distração. Foi o que ocorreu com o PM, quando parou para entregar um molho de chaves a um cunhado", explicou o delegado Lira Ximenes.

O inquérito que investigava a morte do soldado PM Paulo Henrique Farias Nobre foi concluído na última quinta-feira (22). O militar foi executado, durante um assalto, na Rua 846, na 3ª Etapa do Conjunto Ceará. As duas pessoas que abordaram o PM já foram capturadas.

De acordo com o delegado, o adolescente de 17 anos foi apreendido na quarta-feira (21), na localidade de Santo Antônio do Pitaguari, em Pacatuba. Ele confessou ter atirado em Farias. A arma do policial, roubada no dia do fato, foi localizada no bairro Jardim Iracema.

Francisco Arão Gomes Machado, 18, que guiava a motocicleta no momento da abordagem, disse ter fugido quando o soldado reagiu e não viu o momento da morte. Ele foi capturado em uma praça, no bairro Otávio Bonfim, quando tentava escapar da Polícia. Ele estava saindo da empresa de montagem de cercas elétricas, onde trabalhava.

"Eles contam com riqueza de detalhes o que fizeram e confessam suas participações nos fatos. Houve uma luta corporal entre o adolescente e o soldado. Neste momento, o Arão fugiu. Quando o PM foi ferido, o adolescente escapou no carro do militar", disse o titular do 12ºDP.

Descartada

Lira Ximenes afirmou, ainda, que a possibilidade de que um funcionário da loja de acessórios militares de Paulo Henrique tivesse envolvimento com o fato, está descartada. "Ele não tem nada a ver com o fato. Veio até a Delegacia, foi ouvido e a participação dele está totalmente descartada", afirmou.


Francisco Arão também já respondeu por roubo de veículo, quando adolescente. Ele está preso, mas a Polícia optou por não divulgar aonde está recluso para que sua integridade física seja preservada.

Familiares e testemunhas da morte do policial estiveram, quarta-feira, no 12ºDP e foram ouvidos. A esposa de Farias ainda não teve condições emocionais de prestar esclarecimentos.

"Mesmo sem o depoimento dela, nós conseguimos indícios suficientes para chegarmos às pessoas que cometeram o latrocínio (roubo seguido de morte). Eles foram autuados em flagrante, já que as diligências foram ininterruptas. Eu já enviei o inquérito à Justiça e representei pela prisão preventiva do Arão Machado", disse Ximenes.

Autuado

Um homem identificado como Paulo Henrique Parente, apontado como responsável pela casa onde objetos roubados do PM, armas e drogas foram achados, também foi autuado. Na casa de Parente, segundo a Polícia, funcionava um ponto de aluguel de armas de fogo para criminosos. Lá, a dupla teria alugado a arma usada para roubar e matar o PM.

0 comentários :

Postar um comentário