Ceará é considerado um "centro geográfico" para o crime organizado



MINISTRO DA JUSTIÇA NÃO GUARDA SEGREDO AO CONCLUIR QUE "QUEM CONQUISTA O CEARÁ, CONQUISTA O NORDESTE"
O ministro da Justiça e Segurança Pública, Torquato Jardim, afirmou neste último domingo (18) que o Ceará é considerado um “centro geográfico” para o crime organizado. Segundo ele, o grupo que conquistar o Estado irá conquistar toda a região Nordeste.

Preocupado com isso, o ministro determinou que uma força-tarefa desembarcasse na madrugada desta segunda-feira (19) à capital cearense, para dar apoio tático para as polícias Civil e Militar e a administração penitenciária.

“O Ceará vivencia um momento difícil na segurança pública. Para o crime organizado, o Ceará é o centro geográfico. Quem conquistar o Estado conquista o Nordeste”, avaliou, durante entrevista coletiva em Brasília.
O destacamento de 36 homens, sendo 26 da Polícia Federal e 10 da Força Nacional de Segurança Pública, vai contribuir no serviço de inteligência no Estado com informações de outras regiões do País. A decisão atendeu a um pedido de apoio do governador Camilo Santana (PT).
Não é nada ostensivo. É um apoio de serviço de inteligência, totalmente diferente do Rio de Janeiro. Não haverá nenhuma intervenção nas polícias e nos poderes instituídos na segurança pública do Ceará”, destaca. No Rio de Janeiro, foi montada uma intervenção militar, em que um interventor assume o comando das operações de segurança até o fim do ano.

Torquato acrescentou que a presença da equipe no Ceará será por tempo indeterminado. O período irá depender da necessidade da segurança pública do Estado nos trabalhos de inteligência. “É uma preocupação para que essas forças possam colaborar na prevenção e no combate ao crime organizado por meio da inteligência, colaboração e integração”, conclui.

A decisão do envio da força-tarefa ao Estado deve-se ao recentes acontecimentos. No último mês de janeiro, foram registradas duas chacinas: de Maranguape, com 4 mortos, e de Cajazeiras, em Fortaleza, com 14 mortes. A última foi a maior da história do Ceará.

Fonte: Tribuna do Ceará

0 comentários :

Postar um comentário