Fortaleza: Clima na Babilônia ainda é de tensão


A presença da Polícia na comunidade da 'Babilônia', no bairro Barroso II, em Fortaleza, deixou de ser permanente, um mês após dezenas de famílias serem expulsas do local pela facção criminosa Guardiões do Estado (GDE). A reportagem percorreu as ruas da 'Babilônia', ontem, e não visualizou efetivo permanente da Polícia. Os únicos policiais avistados pertenciam a uma equipe do Batalhão de Policiamento de Rondas e Ações Intensivas e Ostensivas (BPRaio) e fizeram um patrulhamento rápido na Rua 11, onde um ônibus foi incendiado na última terça-feira (6).

Em contrapartida, a Rua Unidos Venceremos e as travessas que a cortam, onde aconteceram as expulsões das famílias, no início de janeiro deste ano, voltaram a ser ocupadas por moradores. A reportagem tentou entrevistá-los, mas não foi atendida. Ainda assustados com as ameaças, eles regressaram às suas casas em silêncio.

A imagem vista ontem contracena com os dias seguintes à expulsão das famílias pela GDE. Com diversas equipes nas ruas, 24 horas, a Polícia ocupou a 'Babilônia', afastou os criminosos e chamou os moradores de volta - mas muitos preferiram não voltar.

O secretário de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), André Costa, prometeu, nas redes sociais, no último dia 24 de janeiro, que a ocupação na 'Babilônia' era definitiva. \"A implantação que temos feito de policiamento de aproximação em comunidades, inicialmente na Babilônia e no Gereba, é uma ação definitiva, pois faz parte de um projeto maior de Uniseg dentro do Ceará Pacífico\", disse André Costa.

A SSPDS foi questionada pela reportagem sobre a ausência de policiamento na Babilônia, mas a Pasta transferiu o questionamento para a Polícia Militar. Em nota, a PM informou que a Comunidade da Babilônia conta com postos de serviços 24 horas, além do policiamento realizado por meio de viaturas, policiamento na modalidade a pé com quatro homens. Além do reforço do Batalhão de Policiamento de Choque (BPChoque), do BPRaio e também o apoio do Regimento de Polícia Montada (RPMont).

Segundo a nota, o oficial responsável pela AIS 3 disse que nove famílias já retornaram para suas casas e \"ações policiais continuam sendo desenvolvidas para melhor atender à população\".

Violência

A 'Babilônia', idealizada para reunir famílias carentes, foi invadida por traficantes em 2013. Desde então, o local é palco de disputas pelo tráfico de drogas e episódios de violência. A realidade de insegurança do local culminou nas expulsões de famílias inteiras que moravam em residências próximas ao conjunto habitacional, no dia 3 de janeiro deste ano. Um mês depois das expulsões, a Polícia Militar matou um suspeito de 16 anos e feriu dois comparsas seus, em um confronto. A morte revoltou criminosos da região, que incendiaram um ônibus.
FONTE: DIÁRIO DO NORDESTE 

0 comentários :

Postar um comentário