Guerra entre facções criminosas deixa 86 mortos em Caucaia durante este ano



Nada menos, que 86 assassinatos já foram registrados no Município de Caucaia em 2019. As altas taxas de Crimes Violentos, Letais e Intencionais, os CVLIs (homicídios, latrocínios e lesões corporais seguidas de óbito) se devem à guerra entre facções criminosas que disputam na bala o controle de bairros, favelas e outras comunidades. A segurança pública está comprometida em várias regiões da cidade e a matança parece estar longe de ser estancada.
Somente no mês de abril, Caucaia registrou 27 homicídios, quase um por dia. Até agora, foi o mês com maior índice de violência com perdas de vidas humanas de forma criminosa. O duelo diário nas ruas, becos e estradas entre membros das facções tem deixado a população refém da insegurança.
As facções Comando Vermelho (CV) e Guardiões do Estado (GDE) disputam, palmo a palmo, os territórios do tráfico de entorpecentes. Neste mês de maio, já foram registrados, ao menos, 16 assassinatos entre os dias 1º e 23. A maioria dos crimes permanece sem solução e,     consequentemente, seus autores permanecem na impunidade.
Em comunidades como o Distrito de Jurema e os bairros São Miguel, Padre Júlio Maria, Metropolitano (Picuí), Cigana, Jandaiguaba, Itambé (I e II), Parque Leblon e Parque Soledade, a disputa de traficantes ligados às dias facções transformaram os moradores em reféns da violência e muitos são obrigados pelos criminosos a abandonarem suas casas, deixando para trás até mesmo a mobília. Saem somente com as roupas no corpo.
Mortos
Apesar de contar com um batalhão da Polícia Militar (o 12ºBPM), uma base avançada do Batalhão de Rondas de Ações Intensivas e Ostensivas (BPRaio) e seis delegacias da Polícia Civil (Metropolitana/Defesa da Mulher/18ºDP/22ºDP/23ºDP e 31ºDP), Caucaia desponta como o segundo Município do Ceará com mais assassinatos em 2019 (86 no total), ficando atrás apenas de Fortaleza (com 266 homicídios entre janeiro e maio).
No intervalo de apenas 17 dias de maio, Caucaia foi palco, por exemplo, de três ocorrências de duplos homicídios. A primeira, no dia 2, quando Arthur Dalmo Barbosa Moreira, 28 anos; e Raimundo Miguel Barbosa Moreira, 33, foram executados a tiros no Parque Soledade.
No dia 9, dois homens foram mortos no Guajiru, sendo identificados como Antônio Ediglê Moreira de Sá, 23 anos; e Francisco Clemilson do Nascimento, 24. E na madrugada do último dia 17, uma tentativa de chacina deixou dois mortos em uma residência no bairro Cigana, sendo identificado até agora apenas um dos mortos, Sarion Cleiton de Sousa Pontes, 44 anos.
Já os moradores de Caucaia Jânio Vinícius da Costa, 27 anos (que residia no bairro São Miguel); e José Rodrigues Deodoro, 67 (que morava no bairro Itambé I), foram covardemente assassinados nos dias 1º e 7, respectivamente, por terem se recusado a obedecer as ordens das facções de abandonar suas casas.

Com informações do blog do jornalista Fernando Ribeiro 

0 comentários :

Postar um comentário