80 PMS, 20 PRESOS: Capitão Wagner critica excesso de policiais desviados para escolta de presos no IJF

"Isso ocasiona a retirada de sessenta a oitenta policiais das ruas", diz o vereador

Policiais militares estariam sendodesviados de suas funções para escoltar presos no Instituto José Frota (IJF). A denúncia foi feita nesta terça-feira, 25, pelo vereador Capitão Wagner (PR), que acusa a gestão municipal de manter entre 60 e 80 PMs na unidade, para a escolta de cerca de 15 a 20 presos.

“Nesta última semana eu frequentei o IJF por três ou quatro vezes e, nessas vezes, vi uma coisa que me deixou preocupado. Além de desvio de função desses policiais militares que estão fazendo a segurança do prefeito, cerca de quinze a vinte presos se encontram no IJF sendo escoltados por policiais. Isso ocasiona a retirada de sessenta a oitenta policiais das ruas”, diz Wagner.

O vereador atribui o "desvio" à ausência de uma enfermaria xadrez na unidade, onde presos possam ser tratados. Esse tipo de equipamento costumava a existir no IJF, mas foi fechado em 2009. Wagner denunciou ainda que há presos no IJF que já tiveram alta, mas permanecem no hospital. Wagner afirma ainda deverá se reunir, nesta quarta-feira, 26, com o secretário de Segurança Pública do Estado, Servilho Paiva, para tratar do assunto.

Mesmo com alta, presos permanecem no IJF

Capitão Wagner denunciou ainda a existência de presos que, mesmo após receberem alta, permanecem internados no hospital. Segundo ele, a situação ocorre pois as autoridades não encaminham os detentos de volta para as unidades prisionais.

 O POVOtentou entrar em contato com a Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) para comentar as denúncias, mas não obteve resposta até o momento.


com informações da Câmara Municipal

0 comentários :

Postar um comentário