Agentes penitenciários do Ceará e PM entram em confronto em protesto

Agentes penitenciários tentaram furar bloqueio da PM na sede do Governo.
Servidores queriam entregar pauta de reivindicações ao Governo do Ceará

Policiais militares e agentes penitenciários entraram em confronto nesta terça-feira (25) na frente do Palácio da Abolição, sede do Governo do Estado do Ceará. De acordo com o Sindicato dos Agentes e Servidores Públicos do Sistema Penitenciário (Sindasp), um grupo de agentes tentava entrar no Palácio da Abolição para apresentar uma pauta de reivindicação ao Governo do Estado.
Cerca de 100 agentes iniciaram um protesto na frente do Palácio da Abolição na tarde desta terça de forma pacífica. No início da noite, houve confronto quando parte dos servidores tentaram ultrapassar a barreira policial. A polícia conteve os agentes com uso de bala de borracha e bombas de efeito moral. Pelo menos dois agentes penitenciários ficaram feridos.
O sindicato reivindica o aumento da Gratificação de Atividades Especiais e de Risco (GAER) de 60% para 100%; convocação de todos os agentes aprovados em concursos públicos e redução da carga horária de trabalho.
Em nota, a Secretaria da Justiça do Ceará diz que mantém diálogo com os sindicalistas desde 17 de fevereiro e que firmou acordo com o sindicato em 2012, válido até 2014. No acordo, o reajuste de 40% foi pago em parcelas anuais, tendo a última delas sido incorporada ao salário dos agentes penitenciários em janeiro deste ano.
Com o aumento negociado, o salário base de um agente penitenciário acrescido da gratificação por atividades especiais e risco saiu (Gaer) e adicional noturno saiu de R$ 1.933,37, em janeiro de 2012, para R$ 3.248,20, em 2014, segundo a Secretaria da Justiça.



0 comentários :

Postar um comentário