A Violência em números



O Brasil continua um dos países mais violentos do mundo. A nação atingiu, em 2012, a maior taxa de homicídios de que se tem registro desde 1980. Os dados estarão na nova edição do Mapa da Violência, estudo anual que detalha as mortes de causas externas no País. Segundo informações preliminares, ocorreram 56.337 assassinatos em 2012, o que contabiliza uma taxa de 29 ocorrências para cada 100.000 habitantes. Até então, o ano com maior incidência de homicídios na população brasileira havia sido 2003, quando a taxa foi de 28,9.

O Mapa da Violência é um dos mais importantes e sérios estudos sobre a questão no Brasil e toma como base o Sistema de Informações de Mortalidade (SIM) do Ministério da Saúde. Ainda de acordo com a análise preliminar disponível no site do Mapa, entre os anos de 2002 e 2012, os homicídios crescem 13,4%. A nova edição do Mapa ressaltará o crescimento significativo de vítimas de acidentes de trânsito nesses dez anos, quando foi registrado um aumento de 38,3%, passando de 33.288 registros no País para 46.581. Detalhe: nessa conta está entrando apenas as vítimas fatais, deixando de fora milhares de pessoas que saíram com sequelas físicas e psicológicas para o resto de suas vidas.

O Ceará, infelizmente, está mal na fotografia. Entre 2011 e 2012, o crescimento do número de homicídios no Ceará cresceu 36,5%, enquanto a aumento médio no Brasil foi de 7%. Os cearenses, no entanto, não precisam de nenhuma pesquisa para constatar o aumento crescente na violência, seja na Capital, seja no interior.

Os números estão na mesa. Agora, é preciso que as autoridades venham à tona e expliquem o motivo pelo qual, não obstante os investimentos em segurança pública, a violência está fora de controle, ceifando vidas de pais de famílias e de outros cidadãos de bem. A sociedade que paga seus impostos quer uma resposta, e já.

0 comentários :

Postar um comentário